Quem jogou videogame nos anos 90 deve lembrar do sentimento de rivalidade entre a Nintendo e Sega, na disputa pela liderança de vendas de consoles. Muito desse antagonismo pode ser creditado a ‘Sonic the hedgehog‘ (1991), jogo que conseguiu ameaçar o reinado de Super Mario na preferência dos jogadores. Trinta anos após a estreia, o ouriço azul segue relevante, inclusive fora dos videogames.

Leia mais:

Antes de estreia no seu primeiro título solo, em 23 de junho de 1991, Sonic apareceu em outro jogo, lançado nos arcades em fevereiro daquele ano: ‘Rad Mobile’. Embora seja um simulador de corrida de veículos, o personagem não aparece disputando velocidade com os carros ou coisa do tipo, mas como adereço. Sim, ele é um penduricalho próximo ao retrovisor.

Tela do jogo Rad Mobile, em que um boneco do Sonic aparece como penduricalho dentro do veículo.
Lançado nos fliperamas em fevereiro de 1991, ‘Rad Mobile’ foi a verdadeira estreia de Sonic nos videogames. Crédito: Sega/Divulgação

Mesmo com um hardware superior ao do NES, a Sega não conseguiu, com o Mega Drive, rivalizar diretamente com a Nintendo. Lançado em 1988, o console de 16 bits não tinha nenhum título/personagem equivalente a Super Mario e Sonic foi uma tentativa de fazer contraponto ao encanador bigoduro.

publicidade

E deu certo. Exclusivo de Mega Drive, ou Sega Genesis, como o console era chamado nos EUA, ‘Sonic the hedgehog’ virou sucesso fazendo exatamente o oposto dos jogos de Mario. Com um personagem de visual cool e maior apelo entre jogadores um pouco mais velhos, tinha também um gameplay diferenciado.

Com fases bem mais abertas do que era usual em jogos de plataforma da época, ‘Sonic’ ofeceria ao jogador diferentes maneiras de completar uma mesma fase, a partir de caminhos diferentes. Outro toque que trazia frescor, além dessas rotas menos lineares era o uso de verticalidade no design das fases, que frequentemente traziam trechos com a possibilidade de exploração em níveis para cima ou para baixo.

Imagem exibe diferentes caminhos na primeira fase de Sonic the hedgehog.
Fases do primeiro Sonic ofereciam possibilidades de exploração no sentido vertical da tela. Crédito: Sega/Divulgação

Não eram recursos inéditos, mas que se sobressaíam pela maneira inteligente como foram utilizados. E, claro, esse cenário mais aberto se justificava pelo verdadeiro diferencial de Sonic: sua velocidade. Esse maior espaço de exploração casava bem com o movimento acelerado do personagem, que podia percorrer com agilidade longas distâncias na tela.

Imagem exibe Sonic na fase Marble Zone do primeiro jogo, de 1991.
Apesar do foco na velocidade, algumas áreas, como a Marble Zone, exigiam exploração mais lenta. Crédito: Sega/Divulgação

A velocidade da movimentação era uma novidade e também um desafio para os jogadores no primeiro contato com o jogo, que demanda certa adaptação e por vezes pesa na dificuldade. No entanto, é incontestavelmente um clássico e, três décadas após o lançamento, ainda figura como um dos melhores títulos do ouriço azul.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!