Para celebrar os 30 anos de ‘Sonic the Hedgehog’, a Sega realizou um concerto de cerca de duas horas de duração com diversas músicas que fizeram parte dos jogos do ouriço. O repertório contou tanto com apresentação instrumental da trilha sonora quanto com temas cantados, contando com a presença de bandas que marcaram a história da franquia, como a Crush 40.

Foi uma viagem de nostalgia que não apenas mostrou a maneira certa de celebrar a história de um personagem de videogame, mas um exemplo brilhante de como os eventos digitais podem ser poderosos quando feitos da maneira certa. Para quem perdeu a transmissão ao vivo, ainda é possível assistir à apresentação no canal oficial do Sonic no YouTubeconfira abaixo:

publicidade

A verdade é que o aniversário de 30 anos fez com que o mês de junho em 2021 fosse emocionante para os fãs de Sonic. Além do concerto musical (saiba mais detalhes abaixo), a Sega anunciou recentemente várias novidades para a franquia em uma live especial dedicada ao “borrão azul”.

Entre as revelações, os destaques ficam para a confirmação oficial da coletânea ‘Sonic Origins’, que trará os clássicos da era 2D dos anos 1990 da franquia para vários consoles, e um novo jogo produzido pelo Sonic Team, que será lançado em 2022 para PlayStation (PS5) e Xbox Series S/X.

publicidade

Além disso, o evento trouxe mais novidades sobre ‘Sonic Prime’, a animação do ouriço na Netflix, e o anúncio da remasterização de ‘Sonic Colors’, jogo de Nintendo Wii lançado em 2010, para Xbox Series, Xbox One, PS4, Switch e PC.

Concerto de 30 anos de ‘Sonic the Hedgehog’ foi evento perfeito

Arte especial feita pela Sega para o marketing do concerto de 30 anos de 'Sonic'. Imagem: Divulgação
Arte especial feita pela Sega para o marketing do concerto de 30 anos de ‘Sonic’. Imagem: Divulgação

A transmissão do aniversário do Sonic começou silenciosamente. De repente, uma orquestra completa subiu ao palco, abrindo o show com uma linda versão do clássico tema ‘Green Hill Zone’. Para os fãs de longa data, era difícil não sentir arrepios enquanto os músicos trabalhavam lentamente o conjunto de composições que destacavam o quão forte as trilhas sonoras da franquia sempre foram. Ouvir “bips” e “bloops” de 8 bits em meio aos arranjos de cordas não só complementou, como deu mais poder às melodias originais.

publicidade

O concerto funcionou em dois níveis específicos. Por um lado, houve uma retrospectiva perfeita da saga. Como fã desde os meus quatro anos de idade, ouso dizer que a série ‘Sonic’ sempre foi eclética musicalmente (de maneiras positivas). A Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga conduziu uma viagem pelos “caminhos da memória”, algo que foi o suficiente para lembrar de quantas formas a trilha sonora se adaptou ao longo de 30 anos, misturando gêneros como rock, pop, eletrônica e mais. E cada faixa representa um pedaço da história do ouriço azul e seus amigos, que passou de um colorido competidor de Mario para uma franquia cheia de tramas sérias e complexas.

Leia mais:

publicidade

Além da natureza comemorativa, o evento digital foi simplesmente perfeitamente criado. No último ano e meio – muito graças à pandemia de covid-19 -, fomos inundados com transmissões ao vivo em muitos formatos e tamanhos. Por isso, é cada vez mais difícil para as lives parecerem significativas quando o conceito parecer estar um pouco esgotado. Basta olhar para a E3 deste ano, por exemplo, que ofereceu aos espectadores quatro dias consecutivos de conteúdo sobre jogos, mas de forma “confusa” e “inconsistente”, conforme relatos de fãs. Não foi exatamente uma experiência memorável.

‘Gotta go fast’: evento celebrou fase clássica e moderna

Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga brilhou em concerto de 30 anos de 'Sonic'. Imagem: Youtube/Reprodução
Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga brilhou em concerto de 30 anos de ‘Sonic’. Imagem: Youtube/Reprodução

Se você é fã de ‘Sonic’, você com certeza já deve ter ouvido falar da transição da fase clássica para a moderna. Basicamente, é a passagem de bastão do ouriço dos jogos em 2D para 3D. Bem, no concerto de aniversário teve isso, de certa forma. O evento começou com o orquestral de várias trilhas sonoras dos maiores games do ouriço e, no fim, destacou os singles cantados mais conhecidos da franquia com dois pilares musicais sempre presentes nos títulos mais atuais: o compositor Tomoya Ohtani (acompanhando de uma banda) e o grupo Crush 40.

Na primeira parte da apresentação, tivemos vários medleys destacando uma visão geral do personagem com a performance da Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga, começando com ‘Sonic 1’ e por vários jogos clássicos até chegar aos tempos atuais, com ‘Sonic 06’, ‘Sonic Unleashed’ e ‘Sonic Colors’ – muito por conta do remasterque chega em 7 de setembro.

Na segunda parte, a Tomoya Ohtani Band começou um show com mais músicas que marcaram os games mais modernos, tipo ‘Sonic Adventure 2’ e ‘Shadow The Hedgehog’, junto à icônica banda Crush 40, que também tocou diversos sucessos como ‘City Escape’, ‘I Am All Of Me’ e ‘Live & Learn’.

Tomoya Ohtani Band e Crush 40 revezaram em show de 30 anos de ‘Sonic’. Imagem: Sega/Divulgação

Enfim, o show do Sonic foi um raro exemplo de show digital que realmente parecia especial e dedicado aos fãs. Performances orquestradas de videogame como essa acontecem o tempo todo, mas os jogadores geralmente têm que esperar que uma turnê chegue a uma cidade perto deles (e desembolsar muito dinheiro) para vê-lo. O concerto em live trouxe aquela experiência um tanto exclusiva para nossas casas, transformando o Youtube em um anfiteatro.

Fonte: Digital Trends

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!