Mesmo considerada a capital mundial do ciclismo, não é muito frequente que uma nova marca notável de bicicletas elétricas surja em Amsterdã, na Holanda. A última vez foi quando a VanMoof lançou a Electrified S, em 2016. Logo, a mídia especializada está com grande expectativa com a apresentação das bikes Veloretti Ivy e Ace, que começam a ser produzidas em massa nesta segunda-feira (28).
“Estamos bastante entusiasmados com as e-bikes. É uma loucura”, comentou o fundador da marca, Ferry Zonder, ao site The Verge. Embora possa não parecer, Veloretti é totalmente holandesa, apenas com um toque italiana ao melhor estilo “chique retrô”. Basta olhar para o modelo Ivy (veja abaixo) com pneus brancos e punhos e selim que parecem de couro. No entanto, apesar da aparência vintage, os veículos da Veloretti são tão tecnológicos quanto podem ser.

Ambos são equipados com acionamento por correia de carbono livre de manutenção, câmbio automático Enviolo contínuo, motor Bafang silencioso de acionamento intermediário (250W), freios hidráulicos, iluminação dianteira e traseira integrada, uma pequena tela para navegação curva a curva e uma bateria removível de 510Wh que simplifica o carregamento após esgotar sua autonomia, que pode variar entre 60 e 120 km.
As bicicletas elétricas também vêm com sensores de torque, velocidade e cadência, assim como Bluetooth, GPS e conexão 3G e 4G. Toda essa tecnologia permite uma série de recursos avançados, como atualizações remotas, diagnóstico remoto de problemas, detecção de falhas e rastreamento ao vivo em caso de roubo – tudo isso em um aplicativo (app) exclusivo da Veloretti.
Zonder, um fã dos antigos ciclomotores Velocifero italianos (daí o nome da empresa), produziu sua primeira bicicleta urbana em 2013. Desde então, ele atraiu uma base de fãs entusiasmados de jovens urbanos atraídos pela mistura de estilo, qualidade e serviço da Veloretti para bicicletas que custam menos de €$ 400 (R$ 2351 na conversão direta, o que é considerado barato para uma nova bicicleta urbana holandesa). O modelo de vendas direto ao consumidor da nova marca permitiu que a empresa crescesse rapidamente. A empresa saltou de 15 para 38 funcionários após decidir entrar no ramo, e agora envia suas bicicletas urbanas para 27 países.

De acordo com review feita pelo The Verge, “o protótipo Ace parece ótimo com qualidade de construção sólida, enquanto o motor Bafang é verdadeiramente silencioso”. “O câmbio automático Enviolo pode ser um pouco barulhento. Também é necessário alguma prática para evitar a rotação livre na inicialização”, detalhou o jornalista Thomas Ricker, ao que Zonder respondeu que o firmware da bike está sendo ajustado e o app está sendo atualizado para dar aos pilotos mais controle sobre os limites de torque e outras minúcias.
Tanto os modelos Ivy quanto Ace estarão disponíveis inicialmente apenas na Holanda, Bélgica e Alemanha este ano, a fim de manter um controle de qualidade rigoroso. “Não queremos criar riscos em nossa cadeia de abastecimento e conhecemos muito bem esses mercados, para que possamos prestar um bom serviço a eles”, afirmou Zonder. “Não queremos arruinar a nossa reputação e a satisfação do cliente”. O fundador explicou que a marca tem atualmente uma taxa de falha de cerca de 0,8% em suas bicicletas urbanas, bem abaixo da taxa de 10% que outras empresas holandesas registram. Posteriormente, a Veloretti expandirá as vendas das e-bikes para “os países nórdicos e o Reino Unido”.
Leia mais:
- “Moto elétrica mais rápida do mundo” quer bater o recorde mundial
- Moto elétrica “baratinha” da Índia esgota em apenas 2 horas de venda
- Vazam fotos do ‘Purosangue’, o primeiro SUV híbrido da Ferrari
Em um mercado de e-bike que amadurece rapidamente, a Veloretti não tem espaço para cometer erros, não com as novas e-bikes cotadas atualmente por € 2.399 (cerca de R$ 14 mil). O alto preço, de acordo com Zonder, se deve à disponibilidade limitada de peças, especialmente os microchips que as fabricantes de e-bike e veículos elétrico em geral estão desesperadamente tentando garantir. O preço atual (com imposto incluído) será de aproximadamente de US$ 2.850 nos Estados Unidos (EUA), algo isso não deve acontecer antes de 2023.
Zonder ainda revelou que a empresa tem como meta vendas de cerca de 8 mil bikes este ano, antes de aumentar para 25 mil em 2022.
Fonte: The Verge
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!