Nesta segunda-feira (28), é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais) e, por mais difícil e pouco que ainda seja, a representatividade desse imenso e diverso grupo passa também a chegar às telas. Para celebrar a data, a Disney apresenta uma semana de histórias especiais. E, relembramos também personagens LGBTs da companhia.

Leia mais:

Artie, de ‘Cruella’ (2021)

Abertamente gay, o personagem Artie, interpretado por John McCrea, auxilia Cruella ao longo do filme de origem da vilã de ‘101 Dálmatas’. A sexualidade do personagem não é explorada abertamente no longa, mas o ator acredita se tratar de fato de um personagem gay.

publicidade
Artie não chega a afirmar que é gay no filme ‘Cruella’, mas a Disney o inclui na lista de personagens LGBTs. Imagem: Disney/Divulgação

Oaken, de ‘Frozen’ (2013)

Pode ter passado despercebido, mas, caso vá rever ‘Frozen’, pause a cena em que Oaken, o dono de uma loja que Anna visita quando está à procura de Elsa, fala sobre a família. Kristoff também está no local e o comerciante fala que a família está em uma sauna. A cena seguinte mostra um homem e quatro crianças acenando de volta, como marido e filhos de Oaken.

Orka e Flix, de ‘Star Wars Resistance’ (2018 – 2020)

Finalmente, dois personagens abertamente gays. Orka e Flix, de ‘Star Wars Resistance’, são de duas espécies diferentes e estão em um relacionamento na série. Além deles, o universo ‘Star Wars’ tem também Lando Calrissian, no filme de origem de Han Solo, como pansexual e a Comandante Larma D’Acy e Wrobie Tyce são vistas dando um beijo em uma cena cortada de ‘A Ascenção Skywalker’.

Indy e Ty, de ‘DuckTales’ (2017 – 2021)

Violet, amiga de Webby, em ‘DuckTales’, tem dois pais. Indy e Ty Sabrewing são destaques no programa, mas não aparecem muito na tela. Há uma cena, inclusive, em que o casal usa camisetas combinando, escrito “Estou com o pai”.

Jungle Cruise (2021)

Filme ainda a ser lançado, ‘Jugle Cruise’ terá um dos personagens principais gay. Ele é McGregor Houghton, interpretado por Jack Whitehall. O longa vai estrear no final de julho deste ano.

‘O Diário da Princesa 2: Casamento Real’ (2004)

A princesa Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo, ou simplesmente a princesa Mia, de Genovia, buscava um noivo no segundo filme da série nos cinemas. Enquanto analisa os candidatos, ela se encanta com Antoine. Mas, o pretendente já era comprometido. Enquanto Mia suspira e diz que ele é bonito, Joe informa “O namorado também acha ele bonito”.

Susan e Cheryl, de ‘Boa sorte, Charlie’ (2010 – 2014)

Na quarta temporada da série ‘Boa sorte, Charlie’, do Disney Channel, Charlie está brincando com a amiguinha Taylor, ao que Amy menciona que conheceu Susan, mãe de Taylor. Bob então afirma ter conhecido a mãe de Taylor, mas ela se chamava Cheryl. É então que os pais de Charlie percebem que Taylor tem duas mães.

Deputy Durland e Sheriff Blubs, de ‘Gravity Falls’ (2012 – 2016)

Já no canal Disney XD, o casal homossexual era formado por Deputy Durland e Sheriff Blubs, personagens secundários de ‘Gravity Falls’. O namoro dos dois é confirmado quando Blubs salva Durland, eles se abraçam e afirmar estar “loucos com poder… e amor”.

Star Vs. As Forças Do Mal (2015 – 2019)

Em ‘Star Vs. As Forças do Mal’, também no Disney XD, foi exibido o primeiro beijo entre personagens do mesmo sexo no desenho. No episódio “Só amigos”, Star, Jackie e Marco assistem a um show da banda Love Notice. Durante uma música, vários casais, hétero e homossexuais, se beijam na plateia.

LeFou, de ‘A Bela e a Fera’ (2017)

Outro personagem que não é abertamente LGBT no filme, mas, antes da estreia, o diretor Bill Condon contou que o live-action de ‘A Bela e a Fera’ teria um personagem gay: LeFou, o braço direito de Gaston. Ele não chega a falar no longa, mas várias cenas deixam indiretas e fica claro que ele é apaixonado por Gaston.

Josh, de ‘The Lodge’ (2016-)

Durante um episódio da segunda temporada de ‘The Lodge’, chamado “Help”, Josh e Noah conversam sobre Skye, uma garota que seria o tipo de todo mundo. Josh logo diz que só vê o sexo oposto como amigas e que se envolve romanticamente com garotos.

Andi Mack (2017 – 2019)

Em ‘Andi Mack’,Cyros Goodman se tornou o primeiro personagem da Disney a dizer “eu sou gay”. Ele começa a produção como um rapaz nervoso e inseguro sobre seus sentimentos por um menino e chega a namorar um garoto chamado TJ.

‘High School Musical: The Musical: The Series’ (2019-)

Na série, Nina é filha de duas mulheres, Dana e Carol. Além das mães da personagem, Carlos, coreógrafo da peça, se interessa por Seb e os dois vão juntos ao baile.

Specter, de Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica’ (2020)

No recente filme da Pixar, a policial Specter menciona a namorada, ao afirmar que a filha da companheira a fez “arrancar o cabelo”. Foi a primeira vez que um personagem da Pixar confirma estar em um relacionamento com uma pessoa do mesmo sexo.

‘Segredos Mágicos’ (2020)

O novo curta da Pixar conta a história de Greg, um rapaz com um segredo. Ele é gay e namora Manuel. Mas, ao trocar de corpo com o cachorro Jim, fica difícil esconder o segredo dos pais, quando sua mãe o ajuda com a mudança.

Programação especial da Disney

Na plataforma de streaming Disney+, dois curtas estão em destaque. O primeiro título é ‘Segredos Mágicos’, desenho da coleção SparkShorts da Pixar, com a história de Greg, e o outro é ‘The Little Prince(ss)’, da coleção Disney Launchpad, que aborda estereótipos.

Há ainda os documentários ‘O Que Nos Define?’, que foca nos papéis da ciência, política e cultura na questão de gênero, e ‘Howard: Sons De Um Gênio’, destacando a identidade de Howard Ashman, compositor por trás de clássicos Disney como ‘A Bela e a Fera’, ‘Aladdin’ e ‘A Pequena Sereia’. Por fim, no dia 11 de junho, ‘High School Musical: A Série: O Musical’ tem o episódio “O Quinceañero”, com a festa de 15 anos de Carlos.

Já o canal National Geographic vai passar programas especiais, diariamente, até o dia 1º de julho, às 0h40. Nesta segunda passa ‘O que nos define?’, seguido por ‘Transgêneros’ na terça (29). Esse mostra lutas, triunfos, esperanças e medos de três pessoas transexuais. O episódio “Intolerância LGBTI+” da série ‘Explorer Investigation’ é transmitido na quarta e o episódio “O Novo Normal” da série ‘A Evolução do Sexo’ encerra a programação na quinta.

Episódios temáticos de ‘Os Simpsons’ vão passar no Star Channel, além de um especial de filmes, com títulos como ‘Billy Elliot’, ‘Guerra de Casamentos’, ‘Com Amor, Simon’, ‘Bohemian Rhapsody’ e ‘Clube de Compras Dallas’.

Via: ScreenRant

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!