A Administração da Aeronáutica e Espaço (Nasa) dos Estados Unidos lançou um novo guia de perguntas e respostas (“FAQ”) onde aborda inúmeros questionamentos relacionados aos objetos voadores não identificados (OVNIs).

O guia é interessante por trazer perguntas comumente feitas pela população em geral, mas suas respostas, surpreendendo a ninguém, são inteiramente fundamentadas em ciência, sem trazer especulações de qualquer tipo.

publicidade

Leia também

Ilustração em 3D mostra um alienígena com corpo de cor cinza, olhos pretos e avantajados olhando para o espectador à frente de um fundo branco
O novo guia sobre OVNIs da Nasa é de autoria desse rapaz, provavelmente. Imagem: SciePro/Shutterstock

Algumas perguntas são bem óbvias, como:

publicidade

“Existem alienígenas inteligentes?”
“Entre pesquisas conduzidas pelo Instituto SETI, análises de meteoritos marcianos, descobertas recentes de metano dentro da atmosfera de Marte e outros estudos similares, não há nenhuma evidência conhecida de vida em qualquer lugar, inteligente ou não. Entretanto, um dos objetivos principais da Nasa é a busca pela vida no Universo. Nós lideramos a busca do governo norte-americano pela vida extraterrestre, seja perto de casa, planetas e luas em nosso sistema solar ou ainda mais a fundo no espaço”.

Outras são relativas a eventos aéreos estranhos, como:

“A Nasa procura ou estuda fenômenos aéreos não identificados (FANI)?”
“A Nasa não busca, ativamente, por fenômenos aéreos não identificados. Entretanto, por meio de nossos satélites de observação da Terra, nós coletamos muitas informações sobre a atmosfera de nosso planeta, em colaboração com agências espaciais de outros países. Ainda que estas não sejam informações específicas sobre a identificação de FANIs ou tecnoassinaturas alienígenas, elas estão publicamente disponíveis para que qualquer pessoa as use em suas buscas em nossa atmosfera”.

A divulgação do material é, provavelmente, uma forma de acalmar os ânimos sobre o assunto após o relatório nada surpreendente que foi divulgado pelo Pentágono na última semana: em 25 de junho de 2021, a entidade ligada ao Departamento de Defesa dos EUA listou, publicamente, 144 instâncias onde foram observados os tais “fenômenos aéreos”, mas sem admitir que eles representassem vida extraterrestre, afirmando apenas que eles merecem maiores investigações.

publicidade

Desde então, o público ampliou seu interesse no assunto, com alguns ressuscitando teorias conspiracionistas de que o Pentágono estaria “escondendo” informações da população. Segundo o órgão, porém, a maior preocupação não é uma invasão alienígena, mas sim algum avanço tecnológico militar de outros países que tenha passado despercebido pelos norte-americanos. Tal medo, porém, foi dissuadido no relatório.

A Nasa publicou seu guia completo sobre OVNIs em seu site oficial.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!