As versões finais do iOS 15 e iPadOS 15 só estarão disponíveis entre setembro e outubro deste ano. Mas, usuários de iPhone e iPad já podem fazer o download da versão beta para o público dos sistemas operacionais da Apple.
Esta versão permite que usuários experimentem em primeira mão os novos recursos do iOS 15 e iPad OS 15. Mas vale lembrar que versões beta são, por definição, inacabadas, e podem conter bugs ou recursos ainda não implementados. O uso de software beta em um aparelho do qual você depende no dia a dia não é recomendado.
Leia mais:
- Selfie do futuro: fabricante chinesa registra patente de celular com câmera voadora
- WhatsApp pode exigir cabo para migrar conversas do iOS para o Android
- Apple e Intel podem ser as primeiras a usar um novo processo de fabricação de chips
Entre as novidades estão novos recursos do FaceTime, como a capacidade convidar usuários de Android ou PC para chamadas no FaceTime e melhorias no iMessage, facilitando a busca por links ou fotos trocadas com os amigos pelo aplicativo. O iPad recebe também uma reformulação completa da tela inicial.
Antes de atualizar, porém, a dica é fazer um backup do iPhone ou iPad no computador. Assim, caso não se adapte ou perceba que o novo sistema operacional ainda é muito instável, será possível voltar para a versão anterior do iOS ou iPadOS. Atenção: quaisquer backups do iCloud feitos já no iOS 15 não podem ser restaurados no iOS 14.
Como baixar
Primeiro, vá ao site da Apple. Lá, o usuário deve inscrever o aparelho no programa beta público. É preciso usar o Safari no iPhone ou no iPad para visitar a página. Se já tiver feito uso de alguma versão beta pública anterior, é só fazer o login com o ID Apple usado anteriormente. Caso não, a inscrição é gratuita.
Depois é preciso escolher o sistema operacional apropriado para o gadget. Na parte de “primeiros passos” há um link para inscrever o dispositivo, onde o usuário deve clicar. Leia atentamente as instruções dadas pela Apple antes de prosseguir (sabemos que ninguém costuma ler essas coisas, mas é realmente importante).

Já com o backup do dispositivo realizado, instale a versão beta clicando no botão azul “baixar perfil”. Depois, abra as configurações do aparelho, toque no perfil beta que estará perto do topo da tela e aprove a instalação, seguida da reinicialização do dispositivo. Por fim, o usuário pode instalar a versão beta como faria com qualquer outra atualização de sistema, ao ir em “Ajustes”, “Geral” e “Atualização de Software”.
Por garantia, é indicado estar com o telefone conectado a uma fonte de alimentação e ter uma conexão de Wi-Fi confiável. Afinal, se trata de um download muito grande.
Além das versões betas públicas do iOS 15 e do iPadOS 15, a Apple também disponibilizou a versão beta pública do watchOS 8, sistema operacional dos smartwatches da companhia.
Confira os dispositivos compatíveis
- iPhone 12 Mini
- iPhone 12
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone 6s
- iPhone 6s Plus
- iPhone SE (1ª geração)
- iPhone SE (2ª geração)
- iPad Pro de 12,9 polegadas (5ª geração)
- iPad Pro 11 polegadas (3ª geração)
- iPad Pro de 12,9 polegadas (4ª geração)
- iPad Pro 11 polegadas (2ª geração)
- iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração)
- iPad Pro 11 polegadas (1ª geração)
- iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração)
- iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração)
- iPad Pro 10,5 polegadas
- iPad Pro de 9,7 polegadas
- iPad (8ª geração)
- iPad (7ª geração)
- iPad (6ª geração)
- iPad (5ª geração)
- iPad Mini (5ª geração)
- iPad Mini 4
- iPad Air (4ª geração)
- iPad Air (3ª geração)
- iPad Air 2
- iPod Touch (7ª geração)
Via: CNet
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!