A Sony Japan Studio foi removida da lista de desenvolvedoras que fazem parte do PlayStation Studios. O fim da unidade de onde saíram jogos como ‘Siren’, ‘Ape Escape’, ‘Gravity Rush’, ‘Knack’ e o clássico ‘Shadow of the Colossus’ foi oficializado com a retirada do nome da empresa no site da marca de console, na parte que são descritos os estúdios que fazem parte do conglomerado.

Até então, a página do PlayStation Studios apresentava o logo do estúdio japonês ao lado de uma descrição que se referia à empresa como “o talento de longa data por trás de alguns dos títulos mais originais do PlayStation” (confira abaixo). Embora a Sony não tenha anunciado o fim do Japan Studio de forma oficial, notícias sobre o esvaziamento da equipe e a realocação de alguns funcionários para a Team Asobi circulam desde 2020.

publicidade
'Shadow of Colossus' é um dos jogos mais icônicos para PlayStation e foi desenvolvido pela Japan Studios. Imagem: Divulgação
‘Shadow of Colossus’ é um dos jogos mais icônicos para PlayStation e foi desenvolvido pela Japan Studios. Imagem: Divulgação

A Sony Japan Studio foi uma das desenvolvedoras first-party mais antigas do PlayStation, responsável por séries como ‘Ape Escape’, ‘Gravity Rush’ e o icônico ‘Shadow of Colossus’ – tanto no lançamento original, em 2005, quanto pelo remake de 2018. No entanto, os títulos produzidos internamente não obtiveram sucesso comercial ao longo dos últimos anos, e os resultados mais positivos que a empresa teve foram com colaborações desenvolvidas externamente – como no casos de ‘Bloodborne‘, feito em conjunto com a FromSoftware.

Um dos nomes mais conhecidos do estúdio foi Keiichiro Toyama, que ficou conhecido por trabalhar em ‘Silent Hill‘, ‘Siren’ e ‘Gravity Rush’. Ele saiu do Japan Studio no fim do ano passado para fundar a Bokeh Game Studios, e levou consigo vários integrantes da equipe para trabalhar em um jogo de horror com lançamento previsto para 2023.

publicidade

Leia mais:

Desde o primeiro console da Sony, a desenvolvedora foi uma das principais equipes – se não a principal – que atuavam no Japão, tanto na criação de novas franquias como no suporte a estúdios externos. Agora, a única representante nipônica sob a alçada do PlayStation é a Team Asobi, da série ‘Astro’s Playroom’ – que, curiosamente, substituiu a Japan Studio no site oficial.

publicidade

Vale lembrar que o chefe do PlayStation Studios, Hermen Hulst, disse recentemente que a Team Asobi está atualmente trabalhando em uma “nova propriedade intelectual de apelo mundial e para todas as idades”.

Fonte: VG247

publicidade

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!