ByteDance, dona do TikTok, coloca à venda seu algoritmo de recomendação

Lucas Soares05/07/2021 15h26
Fones de ouvido ao lado de um celular com a logo do app do TikTok
TikTok Créditos: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma das principais funcionalidades do TikTok é o app indicar vídeos no feed em sequência, mesmo que esses não sejam de perfis que o usuário segue. O recurso é importante pois apresenta novas contas e ajuda o conteúdo a viralizar. Por conta disso, a ByteDance, companhia chinesa que criou o app de vídeos, está vendendo sua própria inteligência artificial responsável pelo algoritmo de recomendação do TikTok.

O jornal Financial Times noticiou que a gigante chinesa criou uma nova divisão apenas para colocar os serviços da empresa à venda. A BytePlus está então oferecendo o sistema capaz de indicar conteúdo para o usuário em tempo real baseado em suas interações e visualizações na plataforma.

Algoritmo de recomendação do TikTok

Essa deve ser mais uma forma da ByteDance aumentar seu faturamento. Além do algoritmo de recomendação, ainda devem ser oferecidos filtros, efeitos, análise de dados e um tradutor em tempo real do TikTok.

A ByteDance inclusive já teria fechado com clientes, que incluem a plataforma de viagens WeGo; a empresa indiana de games, GamesApp; a app de vendas Chilibeli entre outras.

Leia também!

Os valores das negociações envolvendo o algoritmo de recomendação do TikTok não foram revelados. Enquanto isso, em 2020 a ByteDance, disse aos seus funcionários que, em 2020, aumentou seu faturamento bruto em 93%, enquanto a receita total cresceu 111% em relação ao ano anterior. 

Durante 2020, a receita da empresa chinesa chegou aos US$ 34,3 bilhões – cerca de R$ 172,7 bilhões, na conversão atual. Segundo o The Wall Street Journal (WSJ), a receita bruta da empresa chegou a atingir os US$ 19 bilhões.

A ByteDance viu seu faturamento em 2020 despontar graças à rede social de vídeos rápidos ter se tornado um grande sucesso mundialmente. Além do TikTok, a companhia também é dona do Douyin – versão chinesa da plataforma – e do aplicativo de agregação de notícias Jinri Toutiao.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.