Reguladores da China pediram que as operadoras de lojas de aplicativos, como a App Store, da Apple e Play Store, do Google, removessem de suas plataformas o app de carona Didi Chuxing. O aplicativo é de propriedade da DiDi Global Inc., empresa que tem sede em Pequim e opera em uma série de países ao redor do mundo. No Brasil, eles são donos da 99 desde o início de 2018.

De acordo com a Administração do Ciberespaço da China, que regulamenta a internet no país, a DiDi tem problemas de segurança, sendo o principal deles a coleta ilegal de dados pessoais. O órgão alega que a Didi Chuxing precisa abordar melhor questões para garantir a segurança das informações pessoais dos usuários.

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O pedido de remoção veio dois dias após os reguladores impedirem que a DiDi adicionasse novos usuários. O pedido foi feito para que os reguladores pudessem revisar as práticas de segurança usadas pela empresa. De acordo com as autoridades, os dados de usuários da empresa são armazenados nos Estados Unidos, o que é proibido pela legislação da China.

Em uma mensagem postada no Weibo, que é o equivalente chinês ao Twitter, o vice-presidente da empresa, Li Min, negou que os dados do DiDi Chuxing sejam armazenados nos EUA e ameaçou processar qualquer pessoa que alegasse que a empresa transferiu e ou pretendia transferir os dados para os Estados Unidos.

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Dados na China

Fachada de um prédio da Didi Chuxing
DiDi estreou na bolsa dos Estados Unidos na semana passada. Imagem: Askarim/Shutterstock

De acordo com Li, a maior parte das empresas chinesas que estão listadas em bolsas de valores no exterior armazenam os dados de usuários domésticos em servidores na própria China. O executivo defendeu, inclusive, que seria impossível transferir todos os dados para os Estados Unidos sem que o serviço passasse por instabilidades.

As pessoas que já baixaram e já usam o app da DiDi Chuxing, tanto motoristas quanto passageiros, poderão continuar utilizando o aplicativo normalmente e não serão afetados. A empresa agradeceu aos departamentos de regulamentação pela orientação dada a eles em relação à inspeção de riscos. No mais, eles prometeram resolver rapidamente os problemas para voltar às lojas em breve.

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A DiDi detém um quase monopólio no mercado chinês de caronas, sendo conhecida em alguns locais como o “Uber Chinês”. A companhia coleta uma série de dados de mobilidade de seus usuários. Oficialmente, a empresa diz que essas informações servem para ajudar o serviço a analisar os padrões de tráfego e desenvolver suas tecnologias, inclusive para direção autônoma.

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Com informações do Wall Street Journal

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