Marte poderá ser habitado por humanos? Olhar Espacial discute a terraformação do planeta vermelho

Por André Lucena, editado por Rafael Rigues 08/07/2021 12h20, atualizada em 09/07/2021 11h45
Ilustração de expedição em Marte
Ilustração de expedição em Marte. Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Olhar Espacial desta sexta-feira (9), às 21h (horário de Brasília), recebe Douglas Galante, pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/CNPEM), liderando o grupo Carnaúba, da nova linha de nanofoco do Sirius.

Ele trabalha na área de Astrobiologia e Ciências Planetárias. O programa vai discutir a exploração e possibilidade de colonização e terraformação de Marte – ou seja, modificação da atmosfera, temperatura, topografia e ecologia do planeta vermelho para deixá-lo em condições adequadas para suportar um ecossistema com seres vivos da Terra.

Douglas Galante é bacharel pelo curso de Ciências Moleculares da Universidade de São Paulo (2003), doutor em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) em 2009 e pós-doutor pelo mesmo instituto (2012).

Ele é também pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia, NAP-Astrobio (IAG/USP) e tem experiência no estudo dos efeitos da radiação sobre sistemas químicos e biológicos, da micro à macro escala.

Douglas Galante
Douglas Galante. Créditos: Divulgação/USP

Terraformação de Marte

O cientista utiliza ferramentas teóricas, experimentais e de trabalho em campo para o estudo da interação da vida com seu ambiente, de maneira a extrapolar para outros planetas a informação da vida atual em regiões extremas da Terra, e da vida pretérita, do registro fóssil.

Trabalha também com o fenômeno da origem da vida, sua adaptação às superfícies planetárias e a habitabilidade do Sistema Solar, inclusive utilizando plataformas espaciais.

Leia mais:

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon – Rede Brasileira de Observação de Meteoros – e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa sobre astronomia é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

Na estreia, o Olhar Espacial recebeu como convidados o astrônomo, cofundador da Bramon e editor do Universo Racionalista, Carlos Di Pietro, e a engenheira biomédica e astrônoma amadora, Lorrane Olivlet.

Confira como foi:

Na semana passada o convidado foi o engenheiro espacial, empreendedor e pioneiro do NewSpace no Brasil, Lucas Fonseca.

Assista:

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital