Neste domingo (11), Richard Branson, CEO do Virgin Group, e os outros tripulantes da missão Unity 22 partirão para o espaço a bordo do veículo VSS Unity da Virgin Galactic. A transmissão do lançamento ao vivo começará às 10h30, pelo horário de verão do leste americano (11h30 no horário de Brasília), no canal oficial da Virgin Galactic no YouTube e também nas redes sociais do Olhar Digital.
O lançamento estava previsto para às 9h, pelo horário de verão do leste americano (10h no horário de Brasília), mas foi remarcado devido às condições meteorológicas.
Segundo o site Space.com, ainda não foram divulgados pela empresa os principais marcos de tempo do voo. Em algum momento da manhã de domingo o VSS Unity decolará do Espaçoporto América, no Novo México, EUA, sob as asas de seu porta-aviões, na “nave-mãe” VMS Eve.
Na manhã deste domingo (11), Branson publicou uma foto ao lado de Elon Musk, CEO da SpaceX. “Grande dia pela frente. Ótimo para começar a manhã com um amigo. Sentindo-se bem, sentindo-se animado, sentindo-se pronto”, escreveu ele no Twitter.
A uma altitude de cerca de 15 mil metros, Eve lançará a VSS Unity, e a espaçonave usará seus foguetes para alcançar o espaço em uma trajetória suborbital. Eve e Unity pousarão de volta no Espaçoporto América.
Leia mais:
- Como votar no Olhar Digital no segundo turno do Prêmio Influency.me
- É possível terraformar Marte? Astrofísico explica
- Mineradores espaciais criam sistema para extrair gelo da Lua
Com base em voos anteriores da Unity, a missão de domingo tem previsão de durar cerca de 90 minutos no total, e a fase em microgravidade – quando o veículo atinge o topo de seu caminho suborbital – deve durar em torno de quatro minutos.
Rival de Richard Branson, Jeff Bezos decola no dia 20
Além de Branson, a tripulação conta com Beth Moses, instrutora chefe de astronautas da Virgin Galactic, Colin Bennett, engenheiro líder de operações da Virgin Galactic, e Sirisha Bandla, vice-presidente de relações governamentais e operações de pesquisa da empresa. O VSS Unity será pilotado por Dave Mackay e Michael Masucci, com CJ Sturckow e Kelly Latimer pilotando o VMS Eve.

Se tudo correr conforme o planejado, Branson fará seu voo espacial apenas nove dias antes de outra empresa, a Blue Origin, atingir um marco semelhante com seu veículo suborbital New Shepard. A Blue Origin espera enviar seu chefe – Jeff Bezos, o bilionário fundador da Amazon – ao espaço em 20 de julho, junto com uma pequena equipe.
Bezos irá decolar no dia do 52º aniversário do primeiro pouso tripulado na Lua, a missão Apollo 11, que aconteceu em 1969. Recentemente, Branson negou que ele e Bezos estejam competindo para chegar primeiro ao espaço. Já Bezos permaneceu em silêncio sobre o assunto.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!