Três empresas estão desenvolvendo um sistema revolucionário, capaz de extrair gelo da Lua usando foguetes. O projeto da Masten Space Systems, da Lunar Outpost e da Honeybee Robotics tem um papel significativo para estabelecer a presença humana no nosso satélite natural.

Acredita-se que o gelo da água seja abundante nas regiões polares da Lua, especialmente no solo permanentemente sombreado de algumas crateras. 

publicidade
Superfície da Lua
Gelo da água pode ser abundante nas regiões polares da Lua, especialmente no solo permanentemente sombreado de algumas crateras. Imagem: Dotted Yeti – Shutterstock

Segundo a agência espacial norte-americana, colher esse recurso é importante não apenas porque ajudará a manter os astronautas vivos, mas, também, porque o gelo da água pode ser quebrado em seus constituintes de hidrogênio e oxigênio, principais componentes do combustível de foguetes, permitindo que as espaçonaves completem seus tanques longe da Terra.

Nasa cria concurso com incentivo em dinheiro para estimular extração de gelo na Lua

Para estimular o desenvolvimento da tecnologia de mineração lunar, a Nasa criou, recentemente, o “Desafio Lunar Quebre o Gelo”.

O concurso concederá um total de US$500 mil para os conceitos de coleta de recursos mais promissores durante sua primeira fase, que termina em breve. Os vencedores serão anunciados em 13 de agosto.

Leia mais:

A equipe Masten-Lunar Outpost-Honeybee Robotics entrou no desafio com seu Rocket Mining System, que empregaria um motor de foguete acoplado a um rover de 818 kg. 

Quando o rover chega a um local adequadamente carregado de gelo, o motor dispara, espalhando poeira lunar e cascalho em um dispositivo semelhante a vácuo que separa e armazena as partículas de gelo de água.

“O sistema foi projetado para minerar até 12 crateras por dia e produzir 100 kg de gelo por cratera”, escreveram os representantes da Masten em uma descrição do projeto. “Isso nos permitiria recuperar mais de 420 mil kg de água lunar por ano!”

“O gelo coletado também pode ser usado para alimentar o motor do foguete, permitindo que ele opere por mais de cinco anos na superfície lunar”, acrescentaram.

Como o sistema de extração de gelo lunar do trio de empresas irá funcionar

Se a Nasa financiar o Sistema de Mineração de Foguetes, e a tecnologia chegar à Lua, ele provavelmente voará a bordo de um módulo lunar da Masten.

A primeira missão da empresa à superfície lunar, usando seu módulo de pouso XL-1, está programada para lançamento em 2023 em um foguete SpaceX Falcon 9

Essa missão levará uma variedade de cargas úteis comerciais, bem como oito experimentos da Nasa, para a região polar sul da lua.

O Lunar Outpost forneceria o rover do Sistema de Mineração de Foguetes, e a tecnologia PlanetVac da Honeybee Robotics formaria o núcleo do sistema de manuseio de gelo. 

Com informações da Space.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!