Na noite de sábado (10), a SpaceX levou o motor Raptor 57 (R57) do local de construção para a plataforma de lançamento e começou sua instalação no foguete Falcon Super Heavy 3 (B3).
O procedimento indica uma preparação para o teste de disparo estático, que ocorrerá após o teste de prova criogênica do foguete, ambos planejados para esta semana.
Na quinta-feira (8), a empresa encheu brevemente os tanques de propelente do B3 com gás nitrogênio. O veículo, aparentemente, ganhou vida pela primeira vez naquela manhã, quando foi avistado usando as aberturas do tanque — um sinal geralmente incontestável de que o complexo sistema mecânico do foguete é funcional.
Mais tarde, naquele mesmo dia, a rodovia pública e a praia adjacente ao local de lançamento da SpaceX foram fechadas. Nisso, especulou-se que poderia se tratar de um teste de pressão ambiente e/ou prova criogênica.
No entanto, não foi o que aconteceu. De acordo com Michael Baylor, da plataforma de notícias espaciais Next Spaceflight, a SpaceX realizou apenas uma “breve prova de ambiente” durante aquele isolamento de área relativamente curto.
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Segundo o repórter, uma nova janela de testes aconteceria na última sexta-feira (9), por um período estimado de 14 horas, mas o evento acabou cancelado na manhã seguinte.
Com a instalação do Raptor, a SpaceX deixa o primeiro foguete Super Heavy pronto para seu primeiro teste verdadeiramente desafiador — o teste criogênico.

Não é nada estranho que a empresa tenha começado a instalar motores Raptor no Super Heavy 3. O que surpreende é que a SpaceX está fazendo isso em um protótipo Super Heavy inédito antes de qualquer foguete totalmente integrado concluir os testes criogênicos.
Falha no teste criogênico do Super Heavy 3 é possível
Com base no histórico de teste de cerca de 18 meses de Starship, há uma possibilidade real de que o Super Heavy B3 falhe durante o teste criogênico.
Mesmo aceitando que os processos de teste e a experiência da SpaceX amadureceram notavelmente após dezenas de testes da Starship no solo e em voo, a chance permanece.
Em outras palavras, a decisão da SpaceX de começar a instalar o Raptors no Super Heavy antes de garantir a integridade estrutural e mecânica implica em alguma combinação de confiança incomum em um protótipo não comprovado como o B3 e uma distinta falta de preocupação com a perspectiva de perder pelo menos dois motores Raptor na hipóteses de uma falha no teste.
Com informações da TeslaRati.
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