A Apple obteve o registro de uma patente que faz referência a uma “lente telescópica”, a fim de usá-la em uma próxima geração do iPhone. O registro reforça rumores anteriores de que esse tipo de lente virá em meados de 2022 para o produto da empresa.

Uma lente telescópica, em tese, permite uma maior capacidade de zoom à câmera acoplada ao seu aparelho, mas sem degradação da qualidade de imagem – um problema muito comum com smartphones atuais, haja vista que, quanto maior a aproximação, mais granulado o resultado final fica.

publicidade

Leia também

Imagem mostra um iPhone 12 na cor branca, exibido pelas costas, com o logo da Apple e a câmera em evidência.

Apple pode inserir lente periscópica na câmera do próximo iPhone, segundo patente
Lente telescópica pode fazer sua estreia em uma geração próxima do iPhone. Imagem: Olhar Digital/Acervo

Essa queda de qualidade se dá por uma razão relativamente simples: o zoom requer uma certa distância entre os elementos da frente e detrás de um kit de câmera. Quanto maior a taxa de aproximação, maior deve ser a distância entre esses objetos.

Em um smartphone, isso é complicado, uma vez que o aparelho não possui espessura suficiente para evitar a degradação da imagem ou acomodar o foco na distância marcada pelo zoom aplicado.

O que a Apple pretende com a sua lente periscópica é contornar esse problema ao orientá-la em sentido vertical, meio que “dobrando” a entrada de luz em 90 graus (°) por meio de prismas e espelhos dentro da unidade de câmera do smartphone.

A novidade reforçou rumores bem antigos de que a empresa de Cupertino deve estrear justamente esse tipo de formato de lente na geração de 2022 do iPhone – em outras palavras, não o próximo modelo, mas o que vem depois dele. O primeiro a dizer isso foi o analista Ming-Chi Kuo, em julho de 2020, com dois relatórios subsequentes em novembro e dezembro do mesmo ano.

O uso de tecnologia periscópica não é exatamente uma novidade: a chinesa OPPO anunciou a introdução do recurso em seus produtos no mês de agosto de 2020.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!