A Microsoft anunciou oficialmente em junho o Windows 11, novo sistema operacional da empresa para computadores pessoais. Embora a versão final esteja planejada para o segundo semestre, usuários interessados em experimentar as novidades da plataforma já podem instalar uma prévia do Windows 11 — confira abaixo os requisitos técnicos e o que você precisa fazer para começar a testar o novo sistema operacional.

Com recursos limitados — sem, por exemplo, integração com Teams ou apps do Android —, essas prévias são voltadas para desenvolvedores e entusiastas do sistema operacional. Como não é uma versão finalizada da plataforma, a prévia do sistema pode apresentar bugs e problemas de compatibilidade em algumas máquinas — o que é normal no processo de desenvolvimento.

Ilustração do Windows 11 aberto em notebook
Windows 11 é o novo sistema da Microsoft. Windows/Divulgação

Como baixar o Windows 11 no seu PC

Para fazer download do Windows 11 é necessário se cadastrar no programa Windows Insider (o que é gratuito). Depois, em um PC com Windows 10, siga os seguintes passos:

  • Vá até Configurações
  • Depois, entre em Atualização e Segurança
  • Agora, clique em Programa Windows Insider
  • Lá é necessário ativar o canal “Dev”, que contém software ainda em desenvolvimento

Não custa lembrar que esta prévia é uma versão muito preliminar do sistema, que não deve ser instalada em máquinas que desempenham funções críticas ou das quais você depende no dia a dia para trabalhar ou estudar. A melhor forma de conhecer as novidades sem riscos é instalar o sistema em um PC “cobaia” — como um notebook ou PC mais antigo, por exemplo.

publicidade

Saiba se o seu computador roda o Windows 11

Para rodar o sistema o computador precisa atender a alguns requisitos. Entre eles ter um processador de 64 Bits com 2 ou mais núcleos rodando a pelo menos 1 GHz, 4 GB de RAM, um HD de 64 GB ou maior, uma tela HD (720p) com mais de 9 polegadas na diagonal, BIOS UEFI compatível com SecureBoot e um módulo TPM 1.2 ou 2.0 habilitado.

A Microsoft desenvolveu uma ferramenta para testar a compatibilidade de seu PC com o Windows 11 — confira nosso artigo especial para saber como fazer.

Os novos recursos em testes

Nem todas as novidades prometidas para o Windows 11 estão presentes nas versões de testes. Ainda assim, usuários interessados ganham acesso a alguns dos recursos que serão implementados quando a plataforma for lançada oficialmente.

Imagem da tela de widgets do Windows 11, que alimenta especulações de sua chegada em outubro de 2021
A nova tela de widgets do Windows 11. Imagem: Microsoft/Divulgação

Entre as ferramentas já encontradas no beta do sistema estão as janelas com cantos arredondados, a nova barra de tarefas centralizada, novo Menu Iniciar, novos temas, Snap Groups e Snap Layouts (que facilitam a organização de grupos com múltiplos apps e janelas), e um novo painel de controle.

Atualização e data de lançamento

A Microsoft ainda não anunciou quando o Windows 11 será lançado, mas tudo aponta para uma data entre 6 e 20 de outubro. O sistema operacional será distribuído como uma atualização gratuita para usuários do Windows 10.