O Brilho Automático do iPhone é programado para reduzir ou aumentar de forma automática a luminosidade da tela por padrão, de acordo com o ambiente que o smartphone está. Isso também acontece com outros dispositivos da marca.

Os aparelhos da Apple são equipados com um sensor de luz que ajustam os níveis de brilho da tela, reduzindo a luminosidade em locais escuros e a aumentando em locais claros, para facilitar a leitura e ser mais confortável aos olhos.

Você sempre tem a opção de controlar o brilho manualmente, na barra de atalhos do aparelho (aquela que surge quando arrastamos o dedo de baixo para cima na tela). Mas esta pode ser uma guerra perdida se você não desabilitar o recurso de ajuste automático.

Além disso, você também pode aprender a diminuir ainda mais a luminosidade do seu celular. Para ambas as opções – desabilitar o brilho ou diminui-lo manualmente -, preparamos este tutorial, divididos em duas partes.

publicidade

Como desabilitar o Brilho Automático do iPhone?

1. Acesse os “Ajustes” do celular. Clique em “Acessibilidade” e depois em “Tela e Tamanho do Texto”;

2. Role a tela até o final e desative a chave seletora da opção “Brilho Automático”.

Importante!

Vale ressaltar que, ao desativar o controle de Brilho Automático, a vida útil da bateria também pode ser reduzida drasticamente, visto que quanto maior o brilho da tela, mais a bateria é consumida.

Por isso, talvez você queira também realizar o passo a passo abaixo, para aprender a diminuir o brilho manualmente.

Como diminuir ainda mais o brilho da tela do iPhone?

1. Acesse os “Ajustes” do celular, clique em “Acessibilidade” e depois em “Tela e Tamanho do Texto”;

2. Role a tela até o final e ative a chave seletora da opção “Reduzir Ponto Branco”. A diferença será notada na mesma hora e uma barra de controle ficará disponível para que você defina a intensidade da luz.

Leia mais!

As “Inversões” no iPhone também ajudam

O iPhone possui também a “Inversão clássica” e a “Inversão inteligente”, disponíveis no mesmo campo da “Tela e Tamanho do Texto”.

Elas possuem o objetivo de melhorar a visibilidade, tirar o excesso de luz e, ainda, economizar a bateria. A versão clássica inverte todas as cores da tela, já a inteligente, também conhecida como “modo escuro”, inverte apenas algumas cores e não altera imagens, mídias e aplicativos.

Imagem: Reprodução Apple
Imagem: Reprodução Apple

As possibilidades de alteração nas configurações de bilho e cores existem graças às ferramentas de acessibilidade da Apple, que permitem personalizar recursos para pessoas com deficiências ou com sensíveis à luz.

Para quem tem daltonismo, por exemplo, os dispositivos possuem recursos de filtro de cores.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!