Segundo informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021 teve 3.109.762 inscrições confirmadas.

Dentre o número total, o Inep registrou 3.040.871 inscritos para a prova presencial, enquanto para a modalidade digital foram confirmados 68.891 participantes. As duas versões cobraram taxa de R$ 85 e serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro.

publicidade

De acordo com a Agência Brasil, o Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo este ano. Os inscritos com intenção apenas de autoavaliação — os famosos “treineiros” — terão que participar da versão impressa.

Leia mais:

O candidato deve entrar na Página do Participante com o login único dos portais gov.br. para verificar a situação da inscrição. É nessa página, inclusive, que os inscritos poderão acompanhar o andamento das solicitações feitas e entrar com possíveis recursos.

Enem 2021: sem direito à isenção de taxa para quem ficou com medo da Covid-19

Participantes que faltaram ao Enem 2020 por medo de pegar Covid-19 não tiveram direito à isenção da taxa de inscrição na edição de 2021 da prova. A decisão é da Justiça Federal de São Paulo, que decidiu não acatar um pedido da Defensoria Pública da União.

O pedido era para que, estudantes que faltaram a edição passada, pudessem usar a pandemia como justificativa para não precisarem pagar novamente a taxa em 2021. Os motivos aceitos pelo Inep seguem sendo acidentes de transito, emergências médicas, mortes na família e outros que podem ser conferidos no site oficial.

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!