O CEO da SpaceX, Elon Musk, confirmou em seu perfil no Twitter que a empresa deve ampliar a fábrica da nave Starship, localizada em Boca Chica, na região sul do Texas, com um novo armazém. A nova estrutura virá em complemento à antiga, e não vai servir como substituta.

Atualmente, a estrutura em Boca Chica conta com uma base de 30 x 25 metros (m), e é bastante eficiente no posicionamento e armazenamento não apenas das naves Starship, mas também dos foguetes Super Heavy, usados como propulsores primários da espaçonave.

publicidade

Leia também

Sobre a nova estrutura, Musk foi simplista nos detalhes, limitando-se a dizer que a nova área não será muito mais alta que a atual, mas será consideravelmente maior, capaz abrigar dois guindastes pórticos.

Embora ele não tenha oferecido números, há especulações de que a empresa de Elon Musk vá construir um edifício de montagem de veículo (“VAB”, na sigla em inglês) nos parâmetros estabelecidos pela Nasa: a agência espacial norte-americana estabeleceu tamanho mínimo de “pelo menos” 130 m de altura — quase o dobro da base atual.

Entretanto, a maior probabilidade é a de que a nova área seja usada no armazenamento de quatro ou cinco naves Starship, para que as equipes de engenharia possam trabalhar de forma simultânea. Musk já havia indicado, no passado, que boa parte da estrutura da SpaceX em Boca Chica era “um monte de espaço vazio”, então aproveitar esse terreno pode fazer mais sentido para ampliar a capacidade de produção da companhia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!