Reconhecidamente uma das primeiras marcas de smartphones a investir em tecnologia de carregamento rápido de baterias, a OPPO acaba de anunciar uma nova geração “mais segura e inteligente” de seu sistema VOOC Flash Charge: a SuperVOOC.

OPPO lança SuperVOOC, sistema de carregamento mais rápido e inteligente. Imagem: Framesira – Shutterstock

A tecnologia funciona por meio de uma combinação de circuitos de carregamento que permite alto fluxo de corrente, bem como um novo design de bateria composto por duas células interligadas. 

Isso é feito para que, em vez de carregar uma única bateria de alta capacidade de cerca de 4000mAh, duas baterias de 2000mAh cada possam ser carregadas paralelamente para atingir as melhores velocidades de carregamento. 

De acordo com o analista de tecnologia Sumukh Rao, do site XDA-Developers, o foco não está apenas na velocidade. “A OPPO enfatizou a segurança e a eficiência com o VOOC Flash Charge, e esse é o foco principal daqui para frente”.

publicidade

OPPO cria sistema de proteção de segurança quíntuplo

Para garantir a segurança durante o carregamento em altas correntes, a OPPO implementou um sistema de proteção quíntuplo, junto com a exploração de novos materiais, algoritmos de IA e arquiteturas de carregamento para aprimorar a tecnologia. 

Aqui estão algumas das etapas que a OPPO executou para tornar o VOOC Flash Charge mais seguro:

  • Uso de um fusível com uma impedância mais baixa: Um valor de impedância mais baixo significa que o fusível queimará instantaneamente se houver uma sobrecarga de corrente, protegendo a bateria com o corte do fornecimento de energia.
  • Uso de chaveadores GaN: OPPO está usando chaveadores GaN (nitreto de gálio) pela primeira vez em seus telefones, e isso está sendo feito para reduzir a área ocupada por um chaveador MOSFET tradicional e para controlar a geração de calor.
  • Projeto de duas células em série: o VOOC Flash Charge usa duas células conectadas em série. Pos si só, esse aranjo permite uma bateria com capacidade 5% maior, mantendo o mesmo tamanho físico.
  • Chip de detecção de segurança da bateria: a fabricante usa um chip personalizado com algoritmos de IA para detectar se a bateria sofreu algum dano ou se está se comportando de forma diferente.
  • Coletor de corrente composto:  A bateria usa um novo material composto prensado entre duas camadas de alumínio, que fornece uma estrutura melhor do que as implementações convencionais e evita curtos-circuitos.

Leia mais:

Otimização da vida útil da bateria também foi pensada pela OPPO

Junto com essas medidas de segurança, a OPPO também falou sobre como tornar a tecnologia de carregamento mais inteligente para otimizar a vida útil da bateria, bem como as velocidades de carregamento. 

Você provavelmente já deve ter ouvido que o carregamento rápido afeta a saúde da bateria a longo prazo. Pensando nisso, a OPPO está tomando as seguintes medidas para minimizar esse efeito:

  • Garantiu que o carregamento SuperVOOC de 65 W pode manter o nível da bateria em até 80% de sua capacidade original, mesmo após 1.500 ciclos de carregamento;
  • Permitiu que as velocidades de carregamento possam ser variadas dependendo dos requisitos. Com pressa, o SuperVOOC pode ser 20% mais rápido, permitindo que uma bateria de 4500mAh seja totalmente carregada em menos de 30 minutos.
  • fFez uso de uma nova tecnologia que equilibra a velocidade de carregamento e a temperatura para garantir que os usuários possam operar o telefone mesmo durante o carregamento, sem sentir qualquer desconforto.

O carregamento do SuperVOOC é atualmente compatível com até 30 dispositivos, e a OPPO está trabalhando para levar essa tecnologia para mais aparelhos. A fabricante também está trabalhando em padrões de carregamento sem fio equivalentes ao carregamento com fio, em termos de velocidade e eficiência.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!