O que teria deixado o céu verde brilhante nos EUA? Veja imagens

Por Flavia Correia, editado por Rafael Rigues 03/08/2021 16h55, atualizada em 04/08/2021 08h50
Meteoro provoca clarão durante a noite no céu de Idaho, nos EUA
Meteoro provoca clarão durante a noite no céu de Idaho, nos EUA. Imagem: Jordan Ragsdale
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Eagle, uma cidadezinha com menos de 30 mil habitantes localizada no estado de Idaho, nos EUA, presenciou um estranho fenômeno há algumas semanas: uma explosão tornou o céu verde brilhante por alguns instantes. Um vídeo feito pelo astrofotógrafo Jordan Ragsdale mostra o momento exato em que o céu se ilumina, antes de um objeto ser arremessado em direção ao solo.

Como não poderia deixar de ser, as imagens geraram especulações sobre o que seria o objeto. Um satélite ou algum lixo intergaláctico foram as sugestões mais citadas, mas também há os que optam por acreditar que podem ser alienígenas

“Dedos cruzados para os alienígenas, hein? Acho que é exatamente disso que 2021 precisa, para ser honesta”, brincou a repórter do site Lad Bible. 

No entanto, a realidade é bem menos assustadora, mas também muito interessante: de acordo com professor de astrofísica Hasan Ali Dal, o efeito de céu verde brilhante foi causado por uma ‘bola de fogo’, que acontece quando um meteoro começa a queimar ao entrar na atmosfera do planeta.

Leia mais:

Meteoros são popularmente conhecidos como estrelas cadentes

“O fenômeno conhecido como estrela cadente entre o público é frequentemente experimentado durante os períodos de chuvas de meteoros”, explicou Ali Dal.

Os registros podem estar relacionados à chuva de meteoros Perseidas, que acontece todos os anos durante os meses de julho e agosto, e ocorre quando a Terra passa por uma área cheia de destroços do cometa Swift-Tuttle.

Esses meteoros geralmente queimam antes de atingir o solo, mas pode ser uma ótima época do ano para tentar localizar um deles no céu. Em condições ideais, durante o horário de pico, dezenas de meteoros podem ser vistos a cada hora.

Quem quiser dar uma olhada em um (ou mais) deles, deve ficar atento entre os dias 11 e 12 de agosto, quarta e quinta-feira da próxima semana, quando acontece o pico da chuva dos meteoros Perseidas,

Ela será visível a partir da 01h40, quando a constelação de Perseus surgirá no horizonte ao noroeste. Mas o melhor momento para observar o fenômeno é pouco antes do amanhecer, quando a constelação estará no ponto mais alto no céu. 

Sob condições ideais, ou seja, céu limpo e em um local livre de poluição luminosa, o site In the Sky estima que será possível observar até 44 meteoros por hora.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital