A SAP Brasil anunciou novos cursos de certificação tecnológica com o Centro Paula Souza, fruto da iniciativa iniciada no ano passado chamada de “Learning for Employment”, parte da estratégia da empresa de investir na formação de jovens talentos, preparando-os para o mercado de trabalho atual.

Os dois novos cursos de sistemas de gestão empresarial SAP S/4HANA e SAP Business Technology Platform (SAP BTP) são ambos aplicados no formato online, por meio da plataforma SAP Learning Hub.

O programa de treinamento é operado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), por meio do programa Minha Chance, e com o Centro Paula Souza (CPS), organização responsável pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) da região e pelas Faculdades de Tecnologia do Estado (FATECs).

O primeiro movimento do Learning for Employment aconteceu ainda no ano passado, com a abertura de 350 vagas para alunos a partir do 4º semestre dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão de Tecnologia da Informação; Gestão Empresarial; Gestão de Produção Industrial; Gestão Comercial; Logística e Comércio Exterior.

publicidade

As aulas foram lecionadas para alunos em 12 unidades da FATECs nas cidades de Barueri, Itu, Indaiatuba, Jaú, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Caetano do Sul,  São José dos Campos, São Paulo (Ipiranga e Zona Leste), Sorocaba e Tatuí.

Com as novas turmas, o programa soma, agora, engloba 780 vagas gratuitas em cursos de sistemas SAP.

Leia mais:

Aprendizado para o mercado de trabalho

O Learning for Employment foi lançado no segundo semestre de 2020 com investimento de R$ 7 milhões. O programa funciona por meio de parcerias com o setor privado, setor público e terceiro setor.

Segundo a SAP, a previsão é de que, até o final de 2023, cerca de 4 mil jovens profissionais receberão capacitação gratuitamente, com certificação em tecnologias estratégicas para a empresa.

A intenção é que, da mesma forma que a empresa visa impulsionar o mercado com mão de obra, também quer auxiliar na contratação dos jovens certificados.

“A parceria vem trazendo resultados muito positivos, celebrados por estudantes, clientes e parceiros que encontram na capacitação de suas equipes um motor para o desenvolvimento dos negócios”, afirma Carolina Bastos, vice-presidente sênior de inovação e transformação de parceiros da SAP América Latina e Caribe.

A executiva acredita que, com o avanço do programa, seja possível ampliar a formação e a empregabilidade de jovens, “contribuindo ainda mais para atender às demandas do mercado de trabalho”, conclui.

O público-alvo da iniciativa são estudantes de graduação na área de tecnologia, do Ensino Médio Profissional e do Ensino Superior.

Os cursos da SAP são voltados a estudantes de graduação na área de tecnologia. Imagem: Africa Studio/Shutterstock

SAP S/4HANA e SAP BTP

Com duração de 184 horas, o curso de SAP S/4HANA se propõe a capacitar consultores no suporte a empresas de grande porte por meio do uso de ERP (softwares de gestão integrada que unem diferentes setores e melhoram processos internos).

A qualificação é voltada para jovens da área de gestão, reunindo quatro turmas de 25 alunos. Após a etapa introdutória, os estudantes podem escolher o módulo que tiverem mais interesse, entre finanças, vendas, contabilidade e gestão de materiais, para se aprofundarem.

Já o curso de SAP BTP tem duração de 72 horas e é voltado a estudantes das áreas de desenvolvimento de software, uma vez que ensina a criar aplicações de integração de soluções SAP. Neste caso, as vagas estão divididas entre duas turmas para o mês de julho e duas em agosto.

Além dos dois cursos, S/4HANA e SAP BTP, a SAP chegou a iniciar outras oito turmas dentro do programa de treinamento, com foco em SAP Business One, sistema voltado para empresas de pequeno e médio porte.

“Estes cursos reforçam o compromisso do Minha Chance em estar perto das pessoas e ajudá-las em seu desenvolvimento profissional. É uma grande oportunidade de qualificação e inserção no mercado de trabalho. Juntos poderemos construir um modelo de desenvolvimento econômico inclusivo, sustentável e inovador”, diz Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

O programa Minha Chance tem como objetivo aumentar a empregabilidade de estudantes de cursos técnicos e de qualificação profissional do Estado de São Paulo oferecidos dentro das FATECs e ETECs, assim como melhorar a adaptação dos conteúdos às demandas atuais do mercado de trabalho e da sociedade.

Os cursos são elaborados em parceria com empresas que conseguem direcionar as vagas a profissionais com boa formação.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!