Uma startup holandesa da cidade de Breda, a Squad Mobility, lança em setembro seu primeiro carro. O veículo chamado Squad Solar City Car, assim como a companhia, é um automóvel pequeno, com capacidade para duas pessoas, movido a energia solar. A empresa destaca o modelo estreante como um carro “otimizado para a mobilidade compartilhada”.
“A mobilidade urbana deve ser segura, acessível e descomplicada. Deve contribuir para uma vida urbana habitável, livre e aberta. Isso exige um veículo inteligente que simplifique a vida de todos”, diz a divulgação do novo carro, que ganhará as ruas em 2022. Por ser pequeno, com dimensões 2 m x 1,2m x 1,6 m, e de comandos simples, chegando a no máximo 45 km/h, ele pode ser operado por uma pessoa sem habilitação.
Leia mais:
- O que já se sabe sobre o próximo lançamento da Tesla?
- Biden afirma que metade dos carros dos EUA terão emissões zero até 2030
- Carregamento rápido e autonomia são apostas da Hyundai para bater a Tesla
A Squad Mobility destaca que não foi uma tarefa fácil criar algo simples e impactante. A startup começou em 2019, com a ideia de criar um carro urbano solar para todos. Ela acrescenta ainda que o desejo era simplificar a mobilidade para usuários, proprietários de frotas e das cidades.
“Ele carrega automaticamente sob a luz do sol e inclui baterias que podem ser trocadas. Seu pequeno tamanho ajuda a navegar rapidamente pela cidade e estacionar facilmente em qualquer lugar. O design robusto torna-o seguro e estável”, explica a divulgação.
Como votar no Olhar Digital no segundo turno do Prêmio Influency.me
Essa facilidade no compartilhamento é explicada através do acesso, energia, espaço e conectividade. Como um automóvel de dois lugares, o Squad é fácil de acessar e operar. Os dados do veículo ficarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para uma boa conexão com aplicativos e também o gerenciamento da frota.
“As cidades estão procurando soluções de mobilidade com emissão zero com uma pequena pegada espacial. Conseguimos ambos. Consumo de energia per capita inferior ao do transporte público e pegada de espaço comparável à de uma bicicleta. E tudo isto, ao mesmo tempo que oferece a flexibilidade do transporte pessoal e o conforto de um automóvel”, disse Robert Hoevers, CEO da startup.

Os carrinhos têm uma faixa de autonomia de 100 quilômetros fornecida pelas baterias substituíveis, com até 20 quilômetros diários extras graças ao carregamento solar automático. O veículo também foi projetado para suportar desgaste de uso pesado e usa materiais reciclados nas partes possíveis. Ele também tem um pequeno compartimento de carga, com capacidade para 68 litros.
O Squad Solar City Car está disponível para pré-encomenda na Europa. Lá, o veículo custa 5 mil euros, cerca de R$ 30 mil em conversão direta, na cotação desta quinta-feira (5). O CEO Robert Hoevers deseja chegar a outros mercados com o automóvel elétrico, depois de sua estreia, incluindo o Brasil.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!