A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai pedir nas próximas semanas a autorização para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar os testes em humanos de sua vacina própria contra a Covid-19. A expectativa é começar ainda esse ano.

O imunizante que recebeu o nome de URFJvac já passou pela etapa dos testes em animais e se mostrou promissor no combate ao coronavírus. “A vacina está passando pelos últimos estágios de estudos em animais, que são os estudos que a gente chama de pré-clínicos. E, se tudo der certo, ela deve entrar em ensaios clínicos, que são os ensaios em voluntários humanos, até o final desse ano”, declarou a professora Leda Castilho, que lidera o desenvolvimento à Agência Brasil.

publicidade

A técnica adotada pela UFRJ para sua vacina contra a Covid-19 é a mesma usada em imunizantes contra a hepatite B e HPV. O procedimento envolve o uso da proteína recombinante, que faz uma cópia da proteína que cobre a superfície do vírus.

Vacina contra a Covid-19 da UFRJ

“Essa tecnologia é facilmente aplicável a outras variantes do coronavírus e a outros vírus também. Mas para cada vírus a gente vai ter que entender e pesquisar qual é a melhor proteína viral que seria usada como componente ativo, o IFA da vacina. No caso do coronavírus já se sabe que é a proteína chamada de spike, a proteína que compõe a espícula, aquela parte pontiaguda do vírus, ela é uma boa IFA para vacinas”, completou Leda.

publicidade

Leia mais!

A tecnologia é diferente, por exemplo, da usada na CoronaVac, desenvolvida na China e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. O produto utiliza tecnologia de vírus inativo para estimular o corpo a produzir uma resposta imunológica.

publicidade

“A gente tem [vacinas com] várias variantes em desenvolvimento, algumas já prontas. Então, até o final do ano, antes de entrar em ensaios em humanos, a gente vai decidir qual é a variante mais importante para seguir adiante no desenvolvimento”, finaliza a líder da pesquisa.

Ainda não há uma data para o começo dos testes em humanos com a vacina contra a Covid-19 da UFRJ, mas o pedido para Anvisa deve ser feito ainda esse mês.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!