Asus se prepara para chegada do Windows 11 com atualização de BIOS para placas-mãe

Fabricante de Taiwan já prepara seus produtos para os parâmetros mínimos exigidos pelo sistema, a fim de vender rapidamente máquinas com ele
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 05/08/2021 17h55, atualizada em 06/08/2021 09h19
Imagem mostra um notebook em cima de uma mesa, com o logotipo da Asus exibido na tela
Imagem: monticello/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fabricante taiwanesa Asus está promovendo uma série de atualizações de BIOS em suas placas-mãe, a fim de estar pronta para receber o Windows 11, quando a Microsoft lançar o sistema operacional em (espera-se) outubro de 2011.

As mudanças não são muito extensas no lado do usuário, mas consistem de toda uma variedade de alterações internas para obedecer aos parâmetros mínimos exigidos pela Microsoft para a nova versão do Windows. Na atualização, as placas da Asus já contam até com o Módulo de Plataforma Confiável (TPM) — um recurso obrigatório dentro do Windows 11.

Leia também

Imagem mostra uma placa-mãe da linha Republic of Gamers, da Asus, que atualizou suas placas-mãe para receber o Windows 11
As placas-mãe da Asus já estão preparadas para receber o Windows 11. Imagem: Den Rozhnovsky/Shutterstock

A parte do TPM, aliás, é uma boa jogada da Asus, já que a exigência da Microsoft causou confusão entre os consumidores, que não perceberam já estarem dentro desse parâmetro simplesmente porque suas máquinas nomearam o recurso de forma diferenciada: “TPM”, em alguns computadores, se apresenta como “PTT” ou “PSP fTPM” nos ajustes de inicialização.

Ao atualizar o suporte de suas placas-mãe para usar o TPM por padrão, a Asus economiza o tempo do consumidor, que não precisará caçar as partes técnicas de suas máquinas em busca de algo que pode ou não já estar lá.

As atualizações das placas-mãe da Asus para o Windows 11 também contemplam os dois principais fabricantes de processadores do mercado: os produtos da taiwanesa são compatíveis com chips da AMD e Intel, então faz sentido que a atualização funcione para uma ampla variedade de chipsets. Neste caso, por exemplo, mesmo a família “Kaby Lake” da Intel (sétima geração de processadores Intel Core), lançada em 2017, receberá o suporte.

Vale lembrar, porém, que nem toda placa-mãe da Asus conta com a atualização neste momento. O plano da empresa é contemplar toda a base de produtos, mas isso leva tempo. Por ora, a Asus disponibilizou uma lista de placas-mãe já contempladas com as alterações para o Windows 11 em uma página dedicada.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital