Não é segredo que a área de tecnologia está em constante crescimento e é um dos mercados de trabalho mais promissores na atualidade.

O levantamento feito pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), aponta que a área de Tecnologia da Informação (TI) necessitará de cerca de 420 mil profissionais até 2024.

publicidade

Ao mesmo tempo, existe uma baixa quantidade anual de formação de mão de obra, o que pode até levar a um apagão de profissionais qualificados para ocupar os postos vagos.

Java, JavaScript, HTML
Profissões na área de tecnologia estão em alta, e mercado está carente desse tipo de profissional. Imagem: Roman Samborskyi/Shutterstock

Se você está a procura de emprego na área ou ainda não se decidiu sobre qual profissão seguir, um estudo feito pela Revelo, empresa de tecnologia do setor de RH, pode ajudá-lo. A pesquisa destaca as quatro vertentes em tecnologia mais promissoras na atualidade, considerando as carreiras mais buscadas em 2020. 

publicidade

Veja quais são as quatro profissões mais procuradas em TI

  • Desenvolvedor Java 

Com 67,51% das buscas totais, a carreira de desenvolvedor permaneceu em alta durante todo o ano de 2020.

Esse profissional é responsável pela programação, desenvolvimento e implantação de sistemas em linguagem Java.

publicidade

Sua função é montar, depurar (também chamado de ‘debug’, ou o processo de identificar e remover erros em um código-fonte) e testar programas já desenvolvidos para atender às necessidades de usuários.

  • Design de javascript

Segundo o site de desenvolvedores da Mozilla, javascript é uma linguagem de programação que permite a implementação de itens complexos em páginas web.

publicidade

Ou seja: sempre que uma página traz mais do que uma informação estática simples, mostrando conteúdos que se atualizam em um intervalo de tempo, fornecendo mapas interativos ou gráficos 2D/3D animados, entre outras coisas, é o javascript que está trabalhando.

Ele é a terceira camada do bolo de tecnologias usadas como padrão na web, junto da Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML) e do CSS (sigla para Cascading Style Sheets, ou “Folhas de Estilo em Cascatas”, em tradução livre).

Um profissional capacitado em design de javascript é responsável por configurar desde as funcionalidades de botões e formulários até o visual dinâmico e interativo da página, características fundamentais para que os websites sejam exatamente aquilo que os visitantes procuram. 

Leia mais:

  • Business Intelligence (BI) em conjunto com Java 

De acordo com a pesquisa, um profissional que certamente continuará sendo importante no futuro será aquele que usa técnicas de Business Intelligence em conjunto com Java, ou seja, fazendo a junção do processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que dão suporte à gestão de negócios com a linguagem Java.  

  • Marketing Online 

Por fim, uma importante ferramenta para os negócios: o marketing. Junto ao ambiente digital, originou-se os profissionais do marketing online, cujo trabalho exige conhecimento em HTML – responsável pela inserção de conteúdos e estrutura básica de websites. 

Sem o HTML, o navegador não exibe conteúdos, imagens e elementos. De acordo com a Revelo, para se consolidar no futuro da tecnologia, os profissionais de marketing online devem se adaptar à usabilidade e funcionalidade do HTML.   

Com informações do site IPNews.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!