O Gmail é o cliente de e-mails gratuito mais popular da atualidade, ultrapassando a marca de 2 bilhões de usuários ativos em 2020. O serviço, criado pelo Google em 2004, oferece uma ampla gama de recursos. Embora seja relativamente simples de usar, algumas configurações ocultas podem ajudar os usuários a otimizar a execução de algumas tarefas.

Confira quatro “truques” abaixo para tirar o melhor proveito da plataforma.

Mais tempo para cancelar o envio de e-mails

Como qualquer outro serviço de comunicação, no Gmail os usuários também podem cometer erros de ortografia, por exemplo, e só perceber o ocorrido após o envio, o que pode causar aflição e constrangimento.

Para situações como essa, saiba que o Gmail conta com um recurso que pode te salvar. Estamos falando do ‘Cancelar envio’, que impede a entrega de um e-mail por um determinado período.

publicidade

Por padrão, o cronômetro é definido para apenas 5 segundos, o que não dá ao usuário muito tempo para reverter um envio. Felizmente, você pode alterar essa opção para até 30 segundos nas configurações do Gmail. Para isso, acesse o nosso guia que ensina a alterar esse parâmetro em três passos simples.

Bloquear e-mails indesejados

A função de bloqueio do Gmail pode ser acessada através de cada e-mail na sua caixa de entrada. Por lá, você pode bloquear um remetente específico clicando nos três pontinhos na lateral superior direita de uma mensagem e depois em ‘Bloquear’.

Assim, você não verá novas mensagens desse remetente. Os e-mails futuros serão enviados direto para a sua pasta de spam.

Leia mais:

Modo confidencial no Gmail

Os e-mails enviados pelo Gmail não têm proteção extra além da criptografia dos servidores do Google. No entanto, se deseja enviar uma mensagem confidencial, é possível ativar o ‘Modo confidencial’. Para isso, clique no ícone de cadeado em destaque.

Esse modo permite que o usuário defina uma validade para o seu e-mail em ‘DATA DE EXPIRAÇÃO’, após a qual ele desaparecerá da caixa de entrada do destinatário.

O recurso também impede que o destinatário encaminhe, copie, imprima ou baixe esse tipo de e-mail. Opcionalmente, você pode exigir uma senha de acesso enviada por SMS como medida extra de segurança.

Atalhos de teclado

A interface do Gmail oferece suporte para diversos atalhos de teclado. O usuário pode, por exemplo, enviar e-mails rapidamente teclando a combinação “Ctrl + Enter”, ou descartar um rascunho antigo pressionando “Ctrl + Shift + D”.

Você também pode pressionar “Ctrl + Shift + C” para adicionar destinatários Cc (sigla para o termo ‘com cópia’) ou “Ctrl + Shift + B” para adicionar destinatários Cco (abreviatura de ‘com cópia oculta’) a uma mensagem.

Ficou interessado nos atalhos? Se quiser ver todos eles, pressione “Shift + ponto de interrogação ( ‘?’ )”.

Quer mais dicas do Gmail? Veja também como agendar o envio de e-mails na plataforma, como criar uma assinatura ou como efetuar um backup completo da sua conta.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!