Olhar Espacial desta sexta-feira (13) recebe Nicolinha, a (provável) mais jovem astrônoma do mundo

André Lucena
André Lucena, editado por Jeniffer Cardoso 12/08/2021 12:19, atualizada em 13/08/2021 09:32
Nicolinha
Nicolinha. Imagem: Arquivo Pessoal

O Olhar Espacial desta sexta-feira (13), às 21h (horário de Brasília), recebe a (provável) mais jovem astrônoma do mundo. Trata-se de Nicole Oliveira, de 8 anos, a “Nicolinha”. Fundadora de um clube de astronomia, dona de um canal no YouTube sobre o assunto, palestrante e uma das pessoas mais jovens no mundo a participar do International Astronomical Search Collaboration (IASC – Programa de Colaboração de Pesquisa Astronômica Internacional, em tradução livre) da Nasa, a garotinha persegue seus sonhos desde muito pequena.

Continua após a publicidade

Aos quatro anos, Nicolinha propôs aos pais trocar todas as suas festas de aniversário por um telescópio, que só veio três anos depois. Enquanto o objeto dos sonhos não vinha, a doce garotinha não perdeu tempo: aos seis anos, ingressou em um curso de astronomia pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), “junto com os adultos” – como enfatiza a pequena, natural de Maceió, que hoje mora em Fortaleza (CE).

“Hoje, eu sou a sócia mais nova de todos os tempos de uma instituição de astronomia”, disse Nicolinha, orgulhosa, em entrevista exclusiva ao Olhar Digital.

De fato, não se tem notícia em todo o globo de outro astrônomo amador com tão pouca idade. Na mídia internacional, a menina é até chamada de “astrônoma mais jovem do mundo”. Se o título confere, ainda não se sabe, mas, de acordo com Patrick Miller, diretor do IASC, ela é, “provavelmente, uma das mais jovens (se não a mais jovem) dos participantes do programa”. 

O IASC trabalha com 5 mil escolas por ano, em 80 países. “A maioria desses alunos está no ensino médio ou na faculdade”, disse Miller em declaração ao Olhar Digital.

Nicolinha e Marcelo Zurita
Nicolinha e Marcelo Zurita. Imagem: Arquivo pessoal

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa sobre astronomia é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Lucena
André Lucena

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.

Jeniffer Cardoso
Jeniffer Cardoso

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email