Olhar Espacial desta sexta-feira (13), às 21h (horário de Brasília), recebe a (provável) mais jovem astrônoma do mundo. Trata-se de Nicole Oliveira, de 8 anos, a “Nicolinha”. Fundadora de um clube de astronomia, dona de um canal no YouTube sobre o assunto, palestrante e uma das pessoas mais jovens no mundo a participar do International Astronomical Search Collaboration (IASC – Programa de Colaboração de Pesquisa Astronômica Internacional, em tradução livre) da Nasa, a garotinha persegue seus sonhos desde muito pequena.

Aos quatro anos, Nicolinha propôs aos pais trocar todas as suas festas de aniversário por um telescópio, que só veio três anos depois. Enquanto o objeto dos sonhos não vinha, a doce garotinha não perdeu tempo: aos seis anos, ingressou em um curso de astronomia pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), “junto com os adultos” – como enfatiza a pequena, natural de Maceió, que hoje mora em Fortaleza (CE).

publicidade

“Hoje, eu sou a sócia mais nova de todos os tempos de uma instituição de astronomia”, disse Nicolinha, orgulhosa, em entrevista exclusiva ao Olhar Digital.

De fato, não se tem notícia em todo o globo de outro astrônomo amador com tão pouca idade. Na mídia internacional, a menina é até chamada de “astrônoma mais jovem do mundo”. Se o título confere, ainda não se sabe, mas, de acordo com Patrick Miller, diretor do IASC, ela é, “provavelmente, uma das mais jovens (se não a mais jovem) dos participantes do programa”. 

publicidade

O IASC trabalha com 5 mil escolas por ano, em 80 países. “A maioria desses alunos está no ensino médio ou na faculdade”, disse Miller em declaração ao Olhar Digital.

Nicolinha e Marcelo Zurita
Nicolinha e Marcelo Zurita. Imagem: Arquivo pessoal

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa sobre astronomia é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

publicidade

Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!