GPD trabalha em console portátil baseado com Android

A GPD desenvolve um portátil para jogos de videogame baseado no sistema operacional Android, do Google, com botões personalizáveis
Karoline Albuquerque12/08/2021 21h17
gdp-xp-portatil-2
Imagem: Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A GPD está trabalhando em um novo portátil de videogames baseado em Android. A empresa é conhecida principalmente por fabricar os dispositivos de jogos com processadores Windows e Intel. Agora, migra para o sistema operacional do Google em um novo projeto, sob o nome de GPD-XP.

Assim como outros dispositivos que usam o sistema, o portátil da GPD roda com um processador ARM. De acordo com o site XDA Developers, a peça é o MediaTek Helio G95. Além disso, o GPD-XP deve ter 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, mais um suporte para cartão microSD, e acesso à internet 4G.

Leia mais:

O destaque do GDP-XP fica por conta dos controles, em estilo de console. Do lado esquerdo do portátil há um stick analógico e um D-Pad, com botões físicos para home, gerenciador de tarefas e retorno. Já do lado direito ficam controles personalizáveis e modulares, que usam um sistema de fixação magnética. Ainda é possível conectar um segundo stick analógico com os botões ABXY.

Outro detalhe personalizável nos controles é que os botões físicos podem ser atribuídos a áreas na tela, para auxiliar o jogador em jogos projetados em torno do toque. Há ainda a opção de deixar o lado direito do dispositivo sem qualquer controlador.

O GDP-XP junto a um controle de Xbox. Imagem: Reprodução

O dispositivo da GDP conta com uma tela de 6,81 polegadas, com uma câmera no canto esquerdo inferior. A bateria do portátil é de 7000mAh, para 12 horas de uso. Por enquanto, as fotos vazadas são da China, mostrando o uso de um Android personalizado. Mas, no lançamento, a ideia é ter a versão 11 do sistema operacional do Google.

Ainda não se sabe, porém, quanto o portátil GDP-XP vai custar. O que especula-se é que ele se torne um concorrente no mercado. A Valve, por exemplo, anunciou o Steam Deck recentemente.

Via: XDA Developers

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital