O Gotham Awards, prêmio destinado a filmes independentes, não terá mais as categorias de Melhor Ator ou Melhor Atriz definidas por gênero. A partir de agora, os prêmios de atuação serão definidos como excelente desempenho de principal e excelente desempenho coadjuvante.

De acordo com o Instituto Gotham de Filme e Mídia, a ideia de introduzir os prêmios neutros em atuação vem a partir de uma outra categoria já inclusa no prêmio. Anualmente, a premiação já congratula os profissionais da área com o prêmio de Melhor Revelação, desde a edição de 1998, independente do gênero do ator ou atriz.

publicidade

Leia mais:

Amy Adams, Elliot Page, Michael B. Jordan, Tessa Thompson e Anya Taylor-Joy são alguns dos artistas que já receberam o troféu na categoria. Curiosamente, Elliot Page recebeu o prêmio em 2007, por sua atuação no filme ‘Juno’, quando interpretou uma adolescente grávida, antes de publicizar que é um homem transexual, fato que aconteceu no final de 2020.

Elliot Page sentado, com um charuto na mão, em 'Juno' (2007)
Elliot Page, ator transexual, interpretou uma adolescente grávida em ‘Juno’ e recebeu o Gotham Awards de Melhor Revelação. Imagem: Reprodução

“O Gotham Awards tem uma história de 30 anos de celebração de diversas vozes na narrativa independente. Estamos orgulhosos de reconhecer realizações de atuação notáveis ​​a cada ano e esperamos um novo modelo de homenagear desempenhos sem divisões binárias de gênero”, disse Jeffrey Sharp, diretor executivo do instituto.

Segundo ele, a ideia já vinha sendo discutida. “Agradecemos aqueles que ajudaram a iniciar esta conversa nos últimos anos e estamos entusiasmados com o fato de que o Gotham Awards continuará a apoiar a excelência artística de uma forma mais inclusiva e equitativa”, completou Sharp.

A edição 2021 do Gotham Awards vai acontecer no dia 29 de novembro. Os indicados vão ser anunciados em 21 de outubro. Para este ano, a premiação vai criar uma categoria de série de não-ficção revolucionária, além de tornar documentários internacionais elegíveis para a categoria de melhor longa-metragem. Em Melhor Revelação, também será possível premiar atores e atrizes em séries.

Via: The Hollywood Reporter

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!