Uma equipe de pesquisadores de campo descobriu um verdadeiro tesouro arqueológico no leste da Turquia: uma série de fósseis de criaturas marinhas ancestrais, que datam de nada menos que 35 milhões de anos. O material foi encontrado durante escavações realizadas no último sábado (14) na província oriental de Muş, a cerca de 1.000 quilômetros da capital, Ancara.

A expedição foi comandada pelo geomorfologista e professor do Centro de Pesquisa e Aplicação de Gerenciamento de Desastres da Universidade Muş Alparslan, Iskender Dölek. Segundo ele, os fósseis são de criaturas marinhas invertebradas e datam de mais ou menos 35 milhões de anos, porém, ainda será necessário levá-los para exames laboratoriais que vão determinar sua idade, espécie e gênero.

publicidade
Pesquisador segurando fósseis de animais marinhos
Achados podem ajudar a remontar como era a Turquia há 35 milhões de anos. Crédito: Iskender Dölek/IHA Photo

De acordo com Dölek, a expectativa era de que fossem encontrados moluscos, contudo, foram encontrados gastrópodes e ouriços-do-mar, além de outros fósseis de espécies que ainda não precisam ser estudados de forma mais detalhada. O professor acredita que os fósseis serão muito importantes para que seja possível remontar como era a vida na área há 35 milhões de anos.

Turquia debaixo d’água

Os fósseis também poderão fornecer informações importantes sobre as condições paleoclimáticas de Muş, especialmente em relação à geografia da região. Dölek também destacou que as informações sobre esses fósseis também podem ajudar a determinar como a geografia do leste de Anatólia se desenvolveu no decorrer dos anos até se tornar o que é hoje.

Leia mais:

O professor observou que o campo em que os fósseis foram encontrados fica a uma altitude de 1.600 metros, mas a presença deles indica, naturalmente, que este lugar já foi um mar um dia. Outros fósseis encontrados no leste da Turquia, inclusive, dão a entender que toda a região já esteve debaixo d’água há alguns milhões de anos.

Via: Daily Sabah

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!