A Microsoft tinha decretado a “morte” do Paint, o app de desenho digital que é quase uma marca registrada do Windows, lá em 2017. Depois de muita polêmica, a Microsoft acabou desistindo da decisão, e agora o novo Paint vai ganhar uma bela repaginada para o Windows 11, depois de quase dez anos sem mudanças significativas no aplicativo.

O chefe de produtos da Microsoft Panos Panay postou um vídeo no Twitter mostrando algumas das ferramentas e a cara nova do Paint.

publicidade

“Aqui temos outra espiada no @Windows 11. Esse é o lindo redesign do Paint, em breve disponível para Windows Insiders. Mal posso esperar para ver suas criações. #Windows11 #WindowsInsiders”

publicidade

O novo Paint, pelo que é possível ver no vídeo, conta com um modo escuro, novos pincéis, ferramentas de texto melhoradas e um visual atualizado para a janela. Apesar dos retoques, o Paint continua um app bem básico de edição de imagens, sem a opção de acrescentar camadas, por exemplo, como em programas mais profissionais como o Photoshop ou o Gimp. 

Como o Ars Technica apontou, o Paint disponível agora para Windows 10 mudou muito pouco desde a versão para Windows 7. Mas quando o app foi resgatado das garras da morte depois de anos sem trabalho de desenvolvimento da Microsoft, o Paint ganhou algumas melhorias sutis, como controles no teclado e um melhor suporte para o leitor de tela.

publicidade

Leia mais:

O redesign atual parece indicar que a Microsoft não tem intenção de transformar o Paint em um editor de imagens profissional, apenas consertar um pouco da mistureba de designs antigos do app para Windows 7, 8 e 10 quando o Windows 11 sair. O novo Paint deve estar disponível para os usuários “em breve”, segundo Panay.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!