Um jogo português está fazendo sucesso pelo mundo. ‘Twelve Minutes’ é um thriller, desenvolvido por Luís António, inspirado no conceito de repetição temporal para explorar enquanto experiência interativa. Não só os jogadores mais comuns ficaram conectados ao game que dá liberdade de tomar decisões e escolher caminhos. Até Hideo Kojima, diretor da série ‘Death Stranding‘ e ‘Metal Gear’ está com as mãos no jogo português.

Este é o primeiro jogo independente do criador Luís António, com a Annapurna Interactive como editora. O português mora há 20 anos nos Estados Unidos e já trabalhou na Rockstar e na Ubisoft. Ele começou o projeto de ‘Twelve Minutes’ em 2013.

publicidade

Leia mais:

O jogo conta a história de um casal em uma noite romântica completamente destruída por um detetive, que transforma o momento em pesadelo. O enredo vai mudando, com as repetições temporais, um loop de tempo que dura 12 minutos. Os jogadores utilizam o marido para desvendar o mistério e descobrir o que aconteceu no apartamento do casal, voltando de trás para frente.

publicidade

Luís António tem em seu game um elenco de voz de luxo. O tetra-indicado ao Oscar Willem Dafoe, como o detetive intruso, a atriz Daisy Ridley, a Rey da nova trilogia de ‘Star Wars‘, como a esposa, e James McAvoy, o mais recente Professor Xavier em ‘X-Men’, como o marido.

Cena do jogo '12 Minutes'
Cuidado! Um detetive com a voz de Willem Dafoe vai invadir seu apartamento em ’12 Minutes’. Imagem: Divulgação

O game chegou nesta quinta-feira (19) ao Xbox Game Pass e foi lançado para Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, PC e Xbox Cloud Gaming. O jogo também está disponível na Steam, por R$ 51,99. “O que era para ser uma noite romântica com a sua esposa acaba se tornando um pesadelo quando um detetive policial invade sua casa, acusa sua esposa de homicídio e lhe espanca até a morte…”, diz a sinopse oficial.

publicidade

Se engana quem levar o título ao pé da letra, já que é o tempo que a trama leva. Para completar ‘Twelve Minutes’, os jogadores vão precisar de bem mais que uma dúzia de minutos. O desenvolvedor Luís António disse que alguns jogadores podem levar entre 6 a 8 horas para terminar o game, mas um “final satisfatório” exigirá pelo menos entre 15 e 18 horas.

Até Kojima virou fã de ’12 Minutes’

O badalado designer de jogos japonês Hideo Kojima é uma dessas pessoas levando mais tempo. Em sua conta no Twitter, o diretor contou que ainda está tentando terminar ‘Twelve Minutes’, mesmo depois de quatro horas e 20 loops consecutivos.

publicidade

“‘Twelve Minutes’. É ótimo! Perdi a noção do tempo e só joguei por apenas quatro horas! Nunca fiquei tão focado em um jogo desde ‘Inside’. Uma aventura de repetição temporal e ótimo senso de estilo. Quando você se acostuma com a vista de cima e os controles, não vai ligar. É um jogo que usa a inteligência. Como os jogos ‘Amiga’ que eu costumava jogar. Ainda não desvendei, mas é divertido”, analisou.

Ah, e ele se assustou com a interpretação de Willem Dafoe. “Até agora sinto que Dafoe vai chegar na minha porta em mais ou menos dez minutos… Normalmente, eu daria as boas vindas, como grande fã, mas depois de jogar ‘Twelve Minutes’, estou com medo que ele me dê um soco. Ótima escolha, porém”, comentou.

Ele ainda comparou elementos, como padrão do tapete do corredor, que o lembrou do filme ‘O Iluminado’ e a voz de Dafoe de ‘O Farol’. Toda essa empolgação com o jogo de Luís António deixou Kojima com vontade de criar outro game de aventura. Será que vem aí?

Via: Sapo.pt / Windows Club / Games Radar

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!