O Genesis GV60 é o modelo elétrico, mais, digamos, misterioso no radar dos lançamentos previstos para o curto prazo. O modelo da divisão de alto luxo da Hyundai teve suas primeiras fotos divulgadas no final da semana passada e gerou muito mais perguntas do que respostas. Porém, algumas questões começam a ser respondidas, uma delas é o inovador carregamento sem fio de fábrica.

Segundo o portal especializado em veículos elétricos Green Car Reports, a opção de carregamento sem fio será lançada no final de 2022 e, em um primeiro momento, será parte de um programa-piloto adotado exclusivamente na Coreia do Sul. De acordo com a publicação, o hardware para o sistema deve ser fornecido pela WiTricity.

Às escondidas

A Hyundai, que é a empresa-mãe da Genesis, não deu nenhuma informação sobre carregamento elétrico nos materiais de divulgação do GV60 revelados na semana passada. Porém, de acordo com a gigante coreana, a tecnologia é capaz de desempenhar um papel importante para os veículos da plataforma E-GMP, que é compartilhada com o Hyundai Ioniq 5 e com o Kia EV6.

O principal atrativo de um sistema de carregamento sem fio é a conveniência para o carregamento doméstico, já que o motorista não precisaria ter o trabalho de conectar ou desconectar um cabo para carregar seu veículo. Em tese, o carregamento sem fio de um carro começa assim que o veículo equipado com um bloco receptor é estacionado sobre um bloco de montagem no solo.

publicidade

Alto custo

Funcionamento do sistema de carregamento sem fio
Tecnologia de carregamento sem fio ainda esbarra no alto custo. Crédito: SAE International/Divulgação

Por se tratar de uma tecnologia de alto custo, em um primeiro momento, vale a pena testar a tecnologia só em modelos premium, isso porque, além de tudo, o sucesso da tecnologia é bastante incerto. Hoje, existem alguns modelos que contam com opções de carregamento sem fio de reposição disponíveis para algumas versões, mas, até o momento, não despertaram grande interesse.

Leia mais:

Presume-se que a potência de saída do carregamento sem fio doméstico seja de 7 ou 11 kW, que são os valores do novo padrão de carregamento sem fio J2954, lançado pela WiTricity em outubro de 2020. A eficiência deste tipo de carregamento é de 94%a uma distância de 25 centímetros do solo, índice que é semelhante ao dos métodos convencionais.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!