Uma análise da empresa de pesquisa de mercado Experian avaliou que as vendas de carros elétricos nos EUA dobraram em um ano — e 66% do bolo pertence à Tesla. A montadora de Elon Musk começa o segundo semestre de 2021 se mantendo como líder do mercado de EVs no país. Apesar disso, somente 2,5% dos automóveis em geral comercializados nos Estados Unidos são movidos a bateria.

Nos seis primeiros meses deste ano, as vendas americanas de carros elétricos alcançaram a marca de 214.111 unidades. Durante o mesmo período de 2020, foram comercializados 98.351 EVs. Ou seja, houve um crescimento de 117% nas vendas ano a ano.

publicidade

Atrás da líder Tesla aparece a GM, em segundo lugar, com distantes 9,6% da fatia — graças ao Chevy Bolt EV. Já a Ford ocupa a terceira colocação, com 5,2% das vendas graças ao Mustang Mach-E. Espera-se que o domínio da Tesla no mercado americano de carros elétricos diminua à medida que mais opções chegarem no país.

É importante registrar que, mesmo correspondendo a uma parcela muito pequena do mercado geral de automóveis, o ano passado não foi lá muito ruim para os EVs nos EUA. Houve um crescimento de 11% nas vendas de carros elétricos no país em 2020, dos quais 79% eram da Tesla. O resultado pode ser considerado positivo, tendo em vista que o comércio geral de veículos caiu bastante na época devido à chegada da pandemia da Covid-19.

Leia mais:

Carros elétricos da Tesla também dominam o mercado global

Pelo mundo, a empresa de Elon Musk continua sendo a líder no número de vendas de veículos totalmente elétricos. Entretanto, as segunda e terceira colocações nas vendas globais são ocupadas pelas chinesas Wuling e BYD, respectivamente, que estão aumentando rapidamente os volumes de produção.

As informações são da SNE Research, que também aponta que a Tesla vendeu 390 mil carros elétricos no primeiro semestre do ano, ocupando 22% do mercado. A Wuling (mais precisamente, a joint venture SAIC-GM-Wuling), vendeu 190 mil EVs. Enquanto isso, a BYD vendeu 96,3 mil veículos elétricos pelo mundo no período.

Fechando as cinco primeiras posições aparecem a Volkswagen e a Great Wall Motors Company. Porém, convém citar a sexta colocada Hyundai, que alcançou 51 mil carros elétricos vendidos no primeiro semestre de 2021. A coreana conseguiu dobrar o número de EVs produzidos desde o primeiro semestre do ano passado.

A Noruega continua sendo um sonho para os carros elétricos. Dados recentes mostram que as vendas de EVs alcançaram 64% do mercado no país. Essa tendência já vem sendo observada há um bom tempo, como vimos aqui em 2019. Nestes primeiros seis meses de 2021, o Tesla Model 3 aparece como líder de vendas por lá.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.