A Hyundai apresentou nesta quarta-feira (25) a nova geração do Creta, na primeira reformulação do SUV fabricado no Brasil desde que foi lançado por aqui em 2016. Com preços que alternam entre R$ 107 mil e R$ 147 mil, o carro já está em pré-venda no site da montadora, mas só chegará às concessionárias a partir da segunda quinzena de setembro.
Segundo a marca, as vendas começarão de forma gradual, levando em conta as medidas de segurança contra a Covid-19 em cada cidade. O novo Creta está disponível em quatro versões: Comfort (R$ 107.490), Limited (R$ 120.490), Platinum (R$ 135.490) e Ultimate (R$ 146.690), as três primeiras com motor 1.0 TGDi AT6 e a última com motor 2.0 AT6. São seis cores diferentes: duas sólidas (preto Ônix e branco Atlas), três metálicas (prata Sand, prata Brisk e cinxa Silk) e uma perolizada (Azul Sapphire).
Na versão Ultimate, é possível optar por uma pintura que mescla uma das cores — exceto o preto Ônix – com o teto e a moldura da coluna C em preto. Esta opção está disponível apenas sob consulta e acrescenta R$ 1.500 ao valor do carro.
Visual externo
As mudanças no Creta trazem retoques marcantes no visual externo e no motor, que talvez seja a principal novidade. Por fora, o novo SUV teve uma remodelação na grade dianteira, que, dependendo da versão, inclui barras horizontais ou frisos em cascata, toda emoldurada em prata ou cromado. O desenho é exclusivo para o Brasil.
Na parte lateral, o carro ganhou vincos mais delineados e arcos de rodas mais proeminentes. Chama a atenção um elemento visual que contorna a linha superior das portas e faz a letra C, sempre na cor prata. As rodas são de liga-leve de 16 polegadas na versão de entrada e diamantadas de 17 e 18 polegadas, respectivamente, na versão intermediária e no topo de linha.
O Creta também traz luzes diurnas em LED nas quatro versões do modelo, com faróis e lanternas em LED na versão topo de linha. Na traseira, as luzes de posição dos LEDs mostram uma nova assinatura e a inscrição com o nome do SUV compacto aparece de forma mais centralizada. A identificação do motor está no lado direito do para-choque.
Espaço interno mais amplo e conectividade Bluelink
Por dentro, o novo Creta traz um pouco mais de luxo do que a outra versão, com bancos mais ergonômicos e um acabamento sofisticado. O carro aumentou suas dimensões, que agora são de 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos — um ganho de 1 cm na largura e no comprimento e 2 cm na distância entre eixos em relação à versão passada.
O console central está em uma posição mais elevada e o painel fica mais voltado para o motorista, aprimorando a visualização. O volante de base reta e a alavanca de câmbio em T trazem ares esportivos para o carro, junto ao novo teto solar panorâmico, que se estende até o banco de trás do passageiro.
A central multimídia BlueNAV traz a maior tela da categoria, com 10,25 polegadas, e possui compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto. Como no HB20, o carro também inclui o sistema de conectividade Bluelink, que possibilita ajuste de climatização, busca de localidades e informações de tráfego em tempo real e o uso da smart câmera 360º, que permite o monitoramento remoto do veículo e de seu entorno.
Por fim, a Hyundai incluiu no novo SUV um pacote de segurança chamado “Smart Sense”. Por meio dele, o usuário tem acesso, dentre outros recursos, a uma câmera para monitoramento de ponto cego, presente na tela do painel de instrumentos, e um sistema de frenagem autônoma, que entra em ação quando há risco de colisão com pedestres ou ciclistas.
Motorização e transmissão 100% automática
A maior novidade, entretanto, é a adoção do novo motor 1.0 turbo GDI de três cilindros. Presente nas versões Comfort, Limited e Platinum, ele rende até 120 cavalos de potência, com torque máximo de 17,5 kgfm. De acordo com a marca, a ideia é proporcionar acelerações e retomadas mais eficientes e com baixo consumo de combustível.
Já a linha Ultimate vem com motor aspirado 2.0, que oferece até 167 cavalos de potência. O novo propulsor do Creta possui 8% a mais de eficiência em economia de combustível do que as versões anteriores. A transmissão é sempre automática de seis marchas.
Vale observar ainda que a nova versão do Creta não inviabiliza a linha anterior do modelo, que continuará a ser comercializada em uma configuração única, chamada Action. O modelo passará a ser o SUV de entrada da Hyundai no Brasil, com motor 1.6 Gamma flex de 123/130 cavalos de potência e 16 a 16,5 kgfm de torque. A versão atualizada do antigo Creta sairá por R$ 96.460.
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