A Hyundai apresentou nesta quarta-feira (25) a nova geração do Creta, na primeira reformulação do SUV fabricado no Brasil desde que foi lançado por aqui em 2016. Com preços que alternam entre R$ 107 mil e R$ 147 mil, o carro já está em pré-venda no site da montadora, mas só chegará às concessionárias a partir da segunda quinzena de setembro.

Segundo a marca, as vendas começarão de forma gradual, levando em conta as medidas de segurança contra a Covid-19 em cada cidade. O novo Creta está disponível em quatro versões: Comfort (R$ 107.490), Limited (R$ 120.490), Platinum (R$ 135.490) e Ultimate (R$ 146.690), as três primeiras com motor 1.0 TGDi AT6 e a última com motor 2.0 AT6. São seis cores diferentes: duas sólidas (preto Ônix e branco Atlas), três metálicas (prata Sand, prata Brisk e cinxa Silk) e uma perolizada (Azul Sapphire).

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Na versão Ultimate, é possível optar por uma pintura que mescla uma das cores — exceto o preto Ônix – com o teto e a moldura da coluna C em preto. Esta opção está disponível apenas sob consulta e acrescenta R$ 1.500 ao valor do carro.

Imagem promocional do Hyundai Creta (silhueta lateral)
Versão ultimate do Creta traz rodas diamantadas de 18 polegadas (Hyundai/Divulgação)

Visual externo

As mudanças no Creta trazem retoques marcantes no visual externo e no motor, que talvez seja a principal novidade. Por fora, o novo SUV teve uma remodelação na grade dianteira, que, dependendo da versão, inclui barras horizontais ou frisos em cascata, toda emoldurada em prata ou cromado. O desenho é exclusivo para o Brasil.

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Na parte lateral, o carro ganhou vincos mais delineados e arcos de rodas mais proeminentes. Chama a atenção um elemento visual que contorna a linha superior das portas e faz a letra C, sempre na cor prata. As rodas são de liga-leve de 16 polegadas na versão de entrada e diamantadas de 17 e 18 polegadas, respectivamente, na versão intermediária e no topo de linha.

O Creta também traz luzes diurnas em LED nas quatro versões do modelo, com faróis e lanternas em LED na versão topo de linha. Na traseira, as luzes de posição dos LEDs mostram uma nova assinatura e a inscrição com o nome do SUV compacto aparece de forma mais centralizada. A identificação do motor está no lado direito do para-choque.

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Imagem promocional do Hyundai Creta (visão frontal)
Creta terá grade frontal exclusiva para o Brasil (Hyundai/Divulgação)

Espaço interno mais amplo e conectividade Bluelink

Por dentro, o novo Creta traz um pouco mais de luxo do que a outra versão, com bancos mais ergonômicos e um acabamento sofisticado. O carro aumentou suas dimensões, que agora são de 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos — um ganho de 1 cm na largura e no comprimento e 2 cm na distância entre eixos em relação à versão passada.

O console central está em uma posição mais elevada e o painel fica mais voltado para o motorista, aprimorando a visualização. O volante de base reta e a alavanca de câmbio em T trazem ares esportivos para o carro, junto ao novo teto solar panorâmico, que se estende até o banco de trás do passageiro.

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Imagem promocional do Hyundai Creta
Espaço interno do Creta: o carro aumentou suas dimensões em largura, comprimento e entre-eixos (Hyundai/Divulgação)

A central multimídia BlueNAV traz a maior tela da categoria, com 10,25 polegadas, e possui compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto. Como no HB20, o carro também inclui o sistema de conectividade Bluelink, que possibilita ajuste de climatização, busca de localidades e informações de tráfego em tempo real e o uso da smart câmera 360º, que permite o monitoramento remoto do veículo e de seu entorno.

Imagem promocional do Hyundai Creta (teto solar)
Teto solar panorâmico se estende até o banco do passageiro (Hyundai/Divulgação)

Por fim, a Hyundai incluiu no novo SUV um pacote de segurança chamado “Smart Sense”. Por meio dele, o usuário tem acesso, dentre outros recursos, a uma câmera para monitoramento de ponto cego, presente na tela do painel de instrumentos, e um sistema de frenagem autônoma, que entra em ação quando há risco de colisão com pedestres ou ciclistas.

Sistema de monitoramento de ponto cego do Hyundai Creta
Câmera de monitoramento de ponto cego no Hyundai Creta (Hyundai/Divulgação)

Motorização e transmissão 100% automática

A maior novidade, entretanto, é a adoção do novo motor 1.0 turbo GDI de três cilindros. Presente nas versões Comfort, Limited e Platinum, ele rende até 120 cavalos de potência, com torque máximo de 17,5 kgfm. De acordo com a marca, a ideia é proporcionar acelerações e retomadas mais eficientes e com baixo consumo de combustível.

Já a linha Ultimate vem com motor aspirado 2.0, que oferece até 167 cavalos de potência. O novo propulsor do Creta possui 8% a mais de eficiência em economia de combustível do que as versões anteriores. A transmissão é sempre automática de seis marchas.

Vale observar ainda que a nova versão do Creta não inviabiliza a linha anterior do modelo, que continuará a ser comercializada em uma configuração única, chamada Action. O modelo passará a ser o SUV de entrada da Hyundai no Brasil, com motor 1.6 Gamma flex de 123/130 cavalos de potência e 16 a 16,5 kgfm de torque. A versão atualizada do antigo Creta sairá por R$ 96.460.

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