O que deve estar presente no carro do futuro? Uma pesquisa do site Leasing.com perguntou às pessoas na internet do Reino Unido e, para 60% delas, o futuro está em painéis de realidade aumentada. O que é óbvio hoje em dia e já existe faz tempo, se você considera os painéis estilo HUD no parabrisa. A surpresa ficou no segundo lugar: para 28% dos britânicos, quase um terço, o futuro do automóvel está em ter uma cafeteira no carro.

Leia mais:

Faz sentido, se você parar para pensar. Uma cafeteira no carro tem muito a ver com direção autônoma. Afinal, extrair um espresso com a mão no volante não é uma coisa exatamente recomendável em matéria de segurança. Mas carros contam há anos com porta-copos, uma inovação que foi inicialmente resistida pelas montadoras.

No tédio de uma viagem sem realmente nada o que fazer, por que não um cafezinho enquanto, quem sabe, se joga videogame na tela de realidade aumentada? (Não faça isso hoje!)

publicidade

Além da cafeteira no carro

Funcionalidades aprimoradas do volante, como capacidade de fornecer dados imediatos de sinais vitais do piloto, bem como o acesso ao carro por impressão digital, também se destacaram. Isso pode mostrar que recursos existentes em aparelhos como smartphones e smartwatches devem ser cada vez mais inseridos em outros produtos, como carros.

Acima desse conforto todo, de acordo com a pesquisa, os motoristas do carro do futuro priorizaram a segurança (55% a entendem como o ingrediente mais importante). Entre os itens dessa natureza, foram citados os airbags internos completos de cabine.

Além deles, a comunicação de carro para carro tem sido vista como muito importante, para alertar os motoristas sobre acidentes ou problemas futuros. Este é um sistema que já está em uso, embora em sua fase inicial, em modelos elétricos de ponta como os da Tesla.

Fora da cabine, os tetos solares estão provando ser uma escolha popular, especialmente à medida que os veículos elétricos (EVs) se tornam mais realidade. A Hyundai está liderando o caminho nessa área, com o recém-lançado SUV elétrico Ioniq 5, um dos primeiros a chegar ao mercado com painel solar no teto. Se as baterias de um carro elétrico conseguirem ser recarregadas em movimento, o mercado só tem a ganhar.

Via Autoevolution

Imagem: Alena Ozerova/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.