Pelo menos 50 pessoas, quase todas crianças, morreram na Índia em decorrência de uma forte febre. A maior parte dos relatos ainda incluem dores de cabeça, náuseas, desidratação, além de erupções na pele. A principal suspeita é de que a causa dos óbitos seja a dengue, doença que já circula há décadas no país asiático e também no Brasil.

Os distritos de Agra, Mathura, Mainpuri, Etah, Kasganj e Firozabad, no estado de Uttar Pradesh são os mais afetados. Grande parte dos pacientes deram entrada no hospital com uma contagem de plaquetas baixas, o que ocorre em casos graves de dengue.

publicidade

Mortes de crianças na Índia

O país, que se recupera de uma onda devastadora da Covid-19, agora pode estar entrando em uma nova crise sanitária por conta da dengue. No entanto, ainda não está claro para as autoridades se a doença transmitida pelo Aedes aegypti é a causa principal das mortes das crianças na Índia. Outras enfermidades como tifo scrub e encefalite também são investigadas.

Leia mais:

publicidade

“O impacto combinado das epidemias de covid-19 e dengue pode resultar em consequências devastadoras para as populações em risco”, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Os pacientes, especialmente crianças nos hospitais, estão morrendo muito rapidamente”, explicou Neeta Kulshrestha, a autoridade de saúde do distrito de Firozabad, onde 40 pessoas, incluindo 32 crianças, morreram.

“Se não investigarmos de maneira adequada e regular, muitas coisas continuarão sendo um mistério”, disse um virologista indiano, que não quis revelar sua identidade à BBC. Mais investigações devem ser feitas na Índia para confirmar a causa das mortes das crianças no país.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!