Se você não sabe onde fica Bornéu (ou Calimantã), vai procurar no Google logo no comecinho de ‘No Limite do Mundo’, primeiro filme longa-metragem do diretor Michael Haussman. A ilha, atualmente, é dividida entre três países: Brunei, Indonésia e Malásia. Mas, mais do que mostrar Bornéu, a película leva para as telas a história de James Brooke, o raja branco, pela primeira vez.

Jonathan Rhys Meyers (‘The Tudors’) protagoniza o filme que se passa por volta de 1840. Outro rosto conhecido é Dominic Monaghan (‘Lost’), como o coronel Arthur Crookshank. Já Charles Brooke, mais um personagem baseado em uma pessoa real, é Otto Farrant (‘Fúria de Titãs’).

publicidade

Leia mais:

O roteiro do filme foi escrito por Rob Allyn, que conheceu a história do explorador britânico James Brooke através de um livro e tornou as pesquisas uma obsessão. E no longa, ele realmente tenta passar uma imagem do bem do soldado e aventureiro que chegou a Bornéu como quem nada quer e acabou ficando por lá para governar uma parte da ilha, chamada Sarawak (ou Sarauaque), atualmente parte da Malásia.

Mas, a sensação para quem assiste ao filme com a natural desconfiança de alguém originária de um país que foi colonizado e explorado é de que o protagonista se parece com o “salvador branco”. Um homem de um país imperialista que demonstra ser contra a escravidão e a pirataria, mas ainda assim acaba enxergando os nativos do lugar como selvagens brutais.

no limite do mundo
O filme retrata os nativos como pouco sofisticados. Imagem: Reprodução

Sutilmente, muito sutilmente, porém, o filme mostra um pouco das dúvidas sobre a sexualidade de Brooke. Pengiran Badaruddin, interpretado pelo ator Samo Rafael (‘Fortuna Maldita’), demonstra interesse no inglês e usa uma frase atribuída ao explorador, que chegou a dizer que o seu amor pelo príncipe de Sarawak “era maior do que qualquer pessoa que conhecia”.

Com relação as locações, o longa mostra diversas paisagens bonitas de Bornéu, de floresta a praias. As atuações também são boas e a montagem das cenas também é interessante.

‘No Limite do Mundo’ está disponível a partir desta sexta-feira (3) para compra e aluguel nas seguintes plataformas: Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes. O longa é distribuído pela Synapse Distribution.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!