Quer trabalhar em uma startup? Especialista dá dicas para se sair bem na entrevista

Tissiane Vicentin06/09/2021 11h33
Imagem mostra candidatos à entrevista de emprego esperando sentados, um ao lado dos outros
Crédito: tsyhun/Shutterstock
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Hoje, mais do que nunca, um dos principais desafios de recrutadores é encontrar profissionais com habilidades não apenas técnicas, mas também comportamentais e com expectativas diversificadas e complementares para compor uma equipe multidisciplinar. 

Para Andréia Girardini, diretora de pessoas e cultura no GetNinjas, a formação acadêmica já não é mais a principal característica avaliada pelo RH: as habilidades adquiridas ao longo da vida dos candidatos também são importantes.

“Somos frutos das nossas experiências. Quanto mais experiências, maior é o nosso campo de visão e maior é a nossa empatia com o outro”, afirma a executiva.

Andréia deixa algumas dicas que ela acredita ser fundamentais para quem está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, especialmente em startups. Confira a seguir:

1. Antes de se candidatar, verifique os valores da empresa

É importante dar um passo atrás antes de entrar em um processo seletivo e analisar se os valores da empresa coincidem com os próprios interesses de quem está se candidatando. Andréia explica que não existe engajamento se a cultura da empresa não traz a sensação de “vestir a camisa”.

“Este passo é determinante para quem busca se desenvolver profissionalmente. Por isso, pesquise sobre a empresa e o mercado de atuação, qual o tipo de serviço ela presta, por quem foi fundada, o que tem repercutido sobre a empresa na mídia, quem são seus públicos-alvo e potenciais concorrentes”, comenta.

Pessoas esperam sentadas por entrevista de emprego
Especialista da Getninjas dá algumas dicas para quem busca emprego. Crédito: fizkes/Shutterstock

2. Seja você mesmo

No geral, as entrevistas implicam em respostas claras e objetivas. Por isso, ter confiança em si mesmo e focar naquilo que você sabe fazer é a melhor maneira de mostrar à empresa suas percepções e suas reais habilidades técnicas e profissionais.

Para Andréia, falar a verdade é sempre o melhor caminho para começar o relacionamento com o pé direito. “No processo seletivo, a empresa vai fazer perguntas para conhecer suas vivências e conhecimento. Por isso, não existe problema algum em dizer que não se sabe fazer determinada ação ou que tenha aspectos que queira aperfeiçoar”, comenta.

De acordo com a recrutadora, o candidato também pode aproveitar a oportunidade para contar sobre as experiências extracurriculares, pois elas demonstram quais são os interesses e causas da pessoa. “Essa sinergia, tão importante desde o momento da entrevista, é o que traz valor para as organizações, criando um ambiente prolífero não apenas para a empresa, mas para o todo – cada qual com seus anseios e particularidades”, adiciona.

3. Expectativa x Realidade

Apresentar os pontos fortes durante a entrevista é muito importante, mas o candidato precisa ser transparente sobre quais das habilidades que estão sendo exigidas para a vaga ele ainda não tem total domínio.

“Aqui no GetNinjas, buscamos sempre desenvolver em todo profissional suas ‘habilidades ninjas’, pois acreditamos que todos possuem uma história de sucesso que podemos ajudar a tornar realidade. Por isso, tendo clareza sobre os pontos que ainda precisam ser desenvolvidos, a empresa terá melhores condições de analisar o perfil do candidato, evitando quaisquer frustrações para ambos futuramente”, comenta Andréia.

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Passada a fase de contratação, existe a de ambientação. Andréia explica que o processo de seleção não termina no ato da contratação, ao contrário do que muitos podem acreditar.

“Integrar um novo colaborador e ambientá-lo de maneira adequada estão entre as principais preocupações dos recrutadores. Essa fase é muito importante para alinhar expectativas, reduzir a ansiedade e acelerar o processo de ‘encaixe’ do novo colaborador na cultura da organização”, analisa.

Nesta fase, o recém-contratado pode aproveitar a oportunidade para tirar todas as dúvidas, dar um feedback sobre o processo pelo qual passo, conhecer as demais áreas da empresa, interagir com os novos colegas de trabalho, comenta a especialista.

Crédito da imagem principal: tsyhun/Shutterstock

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Redator(a)

Tissiane Vicentin é redator(a) no Olhar Digital