Enem reabre inscrições para isentos que não compareceram na prova de 2020

Por Lucas Soares, editado por André Lucena 14/09/2021 11h58, atualizada em 14/09/2021 18h50
shutterstock_1737286271
Julio Ricco/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Estudantes de baixa renda que tiveram direito a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020 mas não conseguiram fazer a prova, já podem se cadastrar para a prova desse ano a partir dessa terça-feira (14), quando as inscrições foram reabertas.

Começando hoje, o prazo acaba no dia 26 de setembro, então caso se encaixe nas regras e queira fazer a edição de 2021 da prova, não perca tempo. As inscrições para o Enem podem ser feitos pela Página do Participante, no site do Inep, mesmo ambiente onde os outros estudantes fazem o cadastro.

Estes inscritos realizarão o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmo dia dos adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). Para todos os outros participantes, a prova ocorre nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 e as inscrições já foram encerradas.

Inscrições para o Enem 2021

As inscrições para o Enem voltadas para alunos que tiveram isenção e faltaram em 2020 foram reabertas após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O valor da taxa de é de R$ 85 e, pelas regras do primeiro edital, quem teve direito à isenção no Enem 2020, mas faltou à prova, só poderia obter nova gratuidade na edição desse ano se comprovasse o motivo da ausência.

Leia mais:

Entre os motivos estão morte na família, emergência médica, acidente de trânsito, assaltos entre outros. No entanto, a Justiça entendeu que a pandemia fez com que as provas de 2020 fossem realizadas sob circunstâncias atípicas, o que causou uma ausência maior de estudantes. Para feito de comparação, 55% dos confirmados faltaram no dia da prova, que teve o menor número de participantes desde 2005.

Por isso, o Inep reabriu as inscrições para os ausentes no Enem 2020. A decisão de colocar em novas datas foi para garantir que a nota pudesse ser usada em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Via Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.