A interface agregadora de emuladores RetroArch chegou gratuitamente a Steam. Ela reúne uma ampla gama de emuladores de dispositivos clássicos, entre computadores e consoles. Foi necessário um ano de testes beta para tornar o uso do RetroArch mais fácil do que a versão já existente, direto para computadores com Windows.

A versão do emulador disponibilizada na Steam é muito parecida com a do site oficial. A principal diferença é a forma como os usuários vão baixar os núcleos que permitem que o RetroArch emule diferentes sistemas. Ao invés de usar o Core Downloader no próprio agregador, os jogadores precisar baixar como fazem com DLC de qualquer jogo da plataforma.

publicidade

Leia mais:

Por enquanto, dez núcleos estão disponíveis. Juntos, eles permitem que os usuários emulem sistemas como o Nintendo Entertainment System, Super Nintendo, Game Boy, Atari 2600, Neo Geo, Sega Saturn, o PlayStation original e o Nintendo 64. Há ainda outros consoles menos famosos já prontos.

Outros serão adicionados no futuro, mas já dá para instalar o sistema desejado manualmente. Basta que o jogador acesse diretamente o site do RetroArch e copie os arquivos para a pasta RetroArch em steamapps, de lá para comum, RetroArch e, por fim, núcleos.

steam deck valve 2
O Steam Deck começará a ser entregue em dezembro. Imagem: Valve/Divulgação

Espera-se que o emulador seja uma vantagem para o console portátil da plataforma, o Steam Deck, da Valve. O RetroArch pode ser executado nativamente no dispositivo através do Steam OS. Mesmo no Linux, é possível fazer o agregador rodar no Steam Deck.

O console portátil da Valve está em pré-venda, com entrega prevista para dezembro deste ano. São três versões, sendo uma com 64 GB acompanhada do estojo de viagem, outra de 256 GB com armazenamento rápido e conjunto de perfil exclusivo da comunidade Steam e, por último o de 512 GB, que acrescenta tela antirreflexo e tema de teclado virtual exclusivo.

Via: Techspot / VentureBeat

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!