Google prepara streaming de TV próprio e gratuito

O Google deseja incluir no Chromecast e em smart TVs baseadas em Android uma plataforma de streaming grátis para os usuários
Por Karoline Albuquerque, editado por Renato Mota 17/09/2021 16h06, atualizada em 17/09/2021 21h21
Google TV
Imagem: Google/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conhece a plataforma de streaming gratuita Pluto TV? Pois bem, o Google planeja lançar sua própria versão do serviço de televisão gratuito. A ideia da gigante da internet é promover conteúdo para o Google TV a medida em que fabricantes de televisões inteligentes ou dongles (Fire Stick TV, Chromecast…) acompanham a tendência dos canais grátis via internet.

A ideia principal é adicionar diversas das plataformas já existentes, como citado Pluto TV, Rakuten TV ou Rlaxx TV à próxima versão do Chromecast e nas smart TVs baseadas em Android. O Google quer alcançar aqueles consumidores que cancelaram ou pretendem cancelar os pacotes de televisão a cabo, atraídos por outras mídias.

Leia mais:

Para realizar esse streaming gratuito próprio, o Google mantém conversas com as companhias que distribuem o conteúdo gratuito. São canais muito semelhantes às de televisões tradicionais, com intervalos comerciais. Se tudo correr como a big tech espera, ainda este ano é possível que estreiem no Google TV e em 2022 nas parcerias com smart TVs.

Pelo Chromecast, os usuários poderão navegar pelos canais como em um menu de televisão ao vivo, similar ao já usado pelos assinantes do YouTube TV. Já nos aparelhos televisores, os canais vão aparecer para acesso junto aos que são conectados via antena.

A ideia do Google é incluir o streaming gratuito no Chromecast. Imagem: Shutterstock

Por enquanto, ainda não se sabe quais canais estarão presentes na empreitada do Google. A empresa deve oferecer acordos às empresas com acesso a dezenas de canais gratuitos no atacado, monetizados também com anúncios.

Esta não é a primeira vez do Google em busca do streaming de televisão. Em 2014, quando a companhia lançou o Android TV, já havia uma seção de programação ao vivo para adicionar canais. Mas, a função acabou não sendo bem explorada.

Via: GenBeta / Protocol

Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital