O banco Itaú resolveu fechar 17 salas do Espaço Itaú de Cinema em três capitais brasileiras: Salvador, Curitiba e Porto Alegre. Em nota, a instituição cultural informou que manterá as unidades existentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

De acordo com o Espaço Itaú de Cinema, uma das razões para o fechamento das salas é o desejo de intensificar a plataforma de streaming Itaú Cultural Play. O serviço foi lançado em julho deste ano e tem proposta parecida com a da rede de cinemas, que se notabiliza por exibir filmes alternativos.

publicidade

20% de ocupação

Na nota, a instituição declarou que as salas de Salvador, Curitiba e Porto Alegre estavam operando com ocupação abaixo dos 20% desde 2019. Com a chegada da pandemia da Covid-19, em 2020, que afetou em cheio o setor de cinema, a situação ficou ainda pior.

As salas de cinema ficaram um longo tempo fechadas ou operando com capacidade reduzida. O streaming também ganhou força, com blockbusters sendo lançados diretamente para as plataformas digitais, ou em um esquema misto, meio no cinema, meio no streaming, mas por um valor extra.

publicidade

Além do fechamento das salas de exibição, as filmagens de alguns longas foram adiadas e alguns lançamentos marcados para 2020 demoraram muito para acontecer. O caso mais emblemático foi o de “007 – Sem Tempo Para Morrer”, que teve sua estreia adiada em mais de 18 meses.

Sem retorno

Frente do Espaço Itaú de Cinema da Rua Augusta, em São Paulo
Icônica unidade do Espaço Itaú de Cinema na Rua Augusta, em São Paulo, não será fechada. Crédito: Wikimedia Commons

E mesmo com as flexibilizações e a reabertura das salas, muita gente ainda não voltou a frequentar o cinema, seja por medo da Covid-19, seja pela perda do hábito. Com isso, o streaming ganhou mais força do que nunca, sendo uma alternativa cada vez mais vista como melhor que o cinema.

publicidade

Porém, de acordo com o Espaço Itaú de Cinema, o fechamento das salas de Salvador, Curitiba e Porto Alegre não diminuirá o alcance do espaço. Segundo a empresa, o fortalecimento do serviço de streaming Itaú Cultural Play deve amplificar até onde as produções exibidas pela rede podem chegar.

Leia mais:

publicidade

A parceria entre a rede de cinemas e a plataforma de streaming estabelece que novos filmes serão lançados a cada dois meses. Apesar das 17 unidades fechadas, outras 40 continuarão abertas, sendo 25 delas em São Paulo, seis no Rio de Janeiro e nove em Brasília.

Via: Folha de S. Paulo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!