Depois de três dias no espaço, a missão Inspiration4 terminará com um pouso previsto para ocorrer às 20h06 (horário de Brasília) no Oceano Atlântico, na costa da Flórida. Assim, chega ao fim a missão histórica da SpaceX, que mandou para o espaço a primeira tripulação totalmente civil.

Você poderá acompanhar o retorno de Jared Isaacman, Hayley Arcenaux, Chris Sembroski e Sian Proctor na transmissão do Olhar Digital. Assista a cobertura do retorno da SpaceX Crew Dragon Resilience pelo nosso YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

publicidade

“Sabemos como somos afortunados por estarmos aqui”, confidenciou Isaacman, comandante do Inspiration4 durante a transmissão feita pela tripulação nesta sexta-feira (17). “Estamos dedicando todo o nosso tempo agora para pesquisas científicas, tocar ukulele e tentar aumentar a conscientização para uma causa importante para nós na Terra”.

Leia também:

Confira o que é esperado que ocorra momento a momento:

Hora de BrasíliaEvento
6h32Fechamento da escotilha dianteira
19h11Desacoplamento
19h16Início da queima para desórbita
19h31Fim da queima para desórbita
19h35Fechamento do nariz da espaçonave
20h02Abertura do paraquedas de frenagem
20h03Abertura do paraquedas principal
20h06Amerissagem

O que os astronautas têm feito?

Durante sua estada no espaço, os astronautas têm aproveitado para admirar o universo através de uma cúpula criada exclusivamente para esse voo. Não é para menos, além da vista incrível, trata-se da maior janela já vista no espaço. Como a Inspiration4 não iria para a Estação Espacial Internacional, foi possível substituir a porta de ancoragem no nariz por essa cúpula gigante.

“Temos passado muito tempo nesta cúpula”, disse Arceneaux durante a mesma transmissão. “Podemos colocar nossas cabeças e encaixar vários membros da tripulação e ver todo o perímetro da Terra. E a vista, devo dizer, é de outro mundo”, completou.

Além de admirar a beleza da Terra, a equipe realizou uma série de experimentos para estudar o corpo humano. Como parte das tarefas da missão, os tripulantes também tocaram o sino de fechamento na Bolsa de Valores de Nova York e fizeram apostas no Super Bowl.

Ao longo dos dias, os astronautas têm se alimentado com comidas conhecidas nossas: pizza fria, massa à bolonhesa, edamame assado e cordeiro mediterrâneo. Para a sobremesa, eles têm aproveitados Skittles, M&Ms e copos de manteiga de amendoim.

Fonte: Space.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!