Em 2006, uma controvérsia assolou a comunidade da astronomia, quando Mike Brown, da Caltech, fez com que a União Astronômica Internacional (IAU) rebaixasse Plutão da categoria de “planeta”. Avançando 15 anos, porém, o homem que matou Plutão quer o reconhecimento de um novo corpo como o “novo” nono planeta do sistema solar.

Brown, junto de seu colega Konstantin Batygin, afirma ter descoberto um objeto na borda do Cinturão de Kuiper – um canto bem escuro, frio, formado por asteroides, cometas (e Plutão) -, que em tese atende aos parâmetros do que faz de um planeta, um planeta. O problema é: eles ainda não obtiveram imagem ou qualquer outra visualização, limitando-se apenas a terem percebido uma atração gravitacional incomum de outros corpos em uma região específica.

publicidade

Leia também

Imagem mostra Mike Brown, cientista astronômico conhecido como "o homem que matou Plutão"
Mike Brown, o astrônomo por trás da controversa decisão de rebaixar Plutão da categoria de “Planeta”, em 2006 (Imagem: Acervo Pessoal/Twitter)

“Certamente, existe uma força gravitacional que aponte para isso”, disse Brown ao Daily Beast, argumentando em seguida que, caso confirmada, sua descoberta do novo planeta o colocaria como o quinto maior do sistema solar, derrubando a Terra em uma posição no ranking de tamanho do nosso sistema solar. Porque Plutão não foi suficiente para o homem, aparentemente.

publicidade

Brown e Batygin ainda não sabem quando poderão estudar mais a sua descoberta e, com sorte, confirmar seu status como planeta. Ambos especulam que o telescópio espacial James Webb, porém, será de grande ajuda no futuro desse projeto.

O Dia em que Plutão parou

Entender o desgosto que boa parte da comunidade científica tem por Mike Brown requer paciência, mas vamos tentar explicar de forma objetiva.

publicidade

Desde 1930, quando ele foi descoberto, Plutão sempre foi considerado o nono e mais elusivo dos planetas do sistema solar – vindo depois dos pequenos Mercúrio, Vênus e Terra, chegando ao já maiorzinho Marte e, em seguida, atravessando o cinturão de asteroides para chegarmos no gigantesco Júpiter, seguido por Saturno, Urano e Netuno.

Isso porque a definição de “planeta” vinha se mantendo a mesma desde que o italiano Galileu Galilei postulou seu enunciado há mais de 500 anos: uma esfera dotada de órbita própria, pouco rugosa, parcialmente lisa (o que implica em gravidade forte o suficiente para terraformação própria ao longo de bilhões de anos).

publicidade
Plutão, em composição de imagens feita pela sonda New Horizon, da Nasa (Imagem: Nasa/Divulgação)

Em 2005, porém, Mike Brown encontrou Eris. Não a mulher de sua vida, nem a deusa grega da discórdia, mas sim um objeto também encontrado no Cinturão de Kuiper – e consideravelmente maior que Plutão. Com essa descoberta, Brown foi até a IAU em Paris, França, pediu-lhes que reformulassem a definição de “planeta”, a fim de tirar Plutão da lista.

O motivo para isso, segundo o próprio Brown, foi o de que, se há, no Cinturão de Kuiper, corpos maiores que Plutão – como Eris é -, então qualquer objeto com as características iguais ao ex-nono planeta também poderiam ser considerados assim, o que levaria a um boom de novos planetas descobertos. Até hoje, Brown chama essa ideia de “ridícula”.

Pois ele tanto fez que conseguiu mais do que buscava: depois de uma reunião extraordinária em Praga, na República Tcheca, decidiram não apenas remover Plutão da lista de planetas reconhecidos, como também não enxergaram Eris como um planeta próprio. Resultado: o sistema solar passou, oficialmente, a contemplar oito planetas, com Plutão virando um “planeta anão”. A fim de curiosidade, a própria Terra, na época da Pré-história, ficaria fora dos parâmetros da IAU.

Naturalmente, a comunidade internacional não gostou nada. E alguns, falando ao Daily Beast, deixaram claro que respeitam Mike Brown, afirmam a sua competência e inteligência. Eles apenas discordam dele. Fortemente.

“A bagunça de Plutão acabou criando uma divisão entre cientistas e o público, e manda uma péssima mensagem – especialmente nessa época – de que a ciência é conduzida com base em autoridade em não fatos”, disse Mark Sykes, diretor do Instituto de Ciências Planetárias do Arizona, que reforça: “Mike simplesmente está errado”.

Uma das justificativas usadas pela IAU para a mudança é a de que oito planetas são mais simples para o sistema educacional de base. Livros educativos poderiam simplificar o aprendizado espacial para crianças e adolescentes. E, gostando ou não da decisão, foi onde isso surtiu o maior efeito: materiais didáticos do ensino fundamental no mundo todo reconheceram a percepção de “oito planetas”, com os mais avançados apenas mencionando a história de Plutão.

“Isso é intensamente questionável”, disse Alan Stern, o líder de investigação da missão New Horizon, que enviou a sonda homônima a Plutão em 2015. “Por essa lógica, então, temos apenas oito estados nos EUA, para que as crianças não precisem memorizar os 50 atuais? Ou então vamos limitar o número de espécies [de animais]?”

Brown, por outro lado, defende sua posição até hoje: “Plutão nunca seria considerado um planeta se fosse descoberto hoje”, disse ele, citando uma frase própria que cunhou em seu livro – “How I Killed Pluto and Why It Had It Coming” (“Como Matei Plutão e Por Que Ele Mereceu”, na tradução literal). “Eu acho que Plutão como um objeto grande do Cinturão de Kuiper é muito mais interessante do que Plutão como esse planeta estranho na borda externa do nosso sistema solar, diferente de tudo”.

A comunidade internacional, porém, parece concordar com Brown em sua nova descoberta: o suposto novo planeta atende às deliberações novas da IAU, restando apenas os aspectos de imagem e estudos de comportamento (se desenvolve órbita própria, se possui rotação autônoma etc.) para confirmar.

Com sorte, o homem que “matou” Plutão equilibra seu carma ao descobrir um novo planeta.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!