Visão do futuro da BMW, triciclo elétrico se torna real com outra empresa

Licenciado pela fabricante de bicicletas alemã Cube, triciclo Dynamic Cargo tem capacidade para até 60 kg na plataforma de carga
Por Lucas Berredo, editado por André Lucena 22/09/2021 14h22, atualizada em 22/09/2021 15h27
Cube Dynamic Cargo
Cube/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Lembra do conceito de triciclo elétrico apresentado pela BMW em julho deste ano? Pois então, a fabricante de bicicletas alemã Cube licenciou o projeto e construiu o veículo idealizado pela montadora.

Chamado pela BMW de Dynamic Cargo, o triciclo foi concebido para transportar pequenas cargas no ambiente urbano e pode ser útil para entrega e compra de produtos. O veículo elétrico tem capacidade de 60 quilos na plataforma de carga e 200 kg no total. Há espaço ainda para adaptar a plataforma para dois assentos para crianças — devidamente testados, diz a fabricante.

Cube Dynamic Cargo, triciclo elétrico de carga
Cube/Divulgação

“Inspirados na ideia da BMW, colocamos todo o nosso know-how no desenvolvimento de uma bicicleta de carga adequada para produção em série”, disse Andreas Foti, CEO da Cube, em comunicado à imprensa. “Criamos um triciclo ultracompacto, ágil e seguro que pode ser usado e apreciado por qualquer pessoa.”

Leia mais:

Um dos pontos interessantes no Dynamic Cargo é o funcionamento da suspensão, que opera com um pivô que permite à frente se inclinar em curvas e a carga traseira permanecer reta. Além disso, o veículo inclui duas rodas motrizes, assistência elétrica e um diferencial na parte de trás.

Cube Dynamic Cargo, triciclo elétrico de carga
Cube/Divulgação

Outro conceito lançado pela BMW em julho, o Clever Commute, também foi licenciado e será feito pela empresa suíça SoFlow. O Clever Commute é um scooter portátil e também equipado com trem de força elétrico.

https://www.youtube.com/watch?v=AkfGl4d8uq4

BMW quer estender inovação a bicicletas elétricas; mercado ignora

No início do mês, a BMW apresentou também seu conceito de bicicleta elétrica para o futuro. Com velocidade máxima de 60 km/h, a Vision AMBY pode funcionar como uma e-bike ou uma motoneta e ser configurada de acordo com a localização geográfica.

Segundo a fabricante alemã, a concepção do veículo se deu justamente pela necessidade de uma legislação para o transporte — chamado por ela de “transporte modular”. A ideia, no entanto, parece ter sido ignorada pelo mercado.

BMW Motorrad Vision AMBY
Vision AMBY: bicicleta elétrica com ares off-road foi recebida com frieza pela indústria (BMW/Divulgação)

“É de importância primordial para a indústria a proteção da bicicleta elétrica projetada para o corte de 25 km/h. Isso deve, a todo custo, permanecer como uma bicicleta do ponto de vista legislativo”, afirmou Claus Feischer, CEO do departamento de e-bikes da Bosch, ao site Cycling Industry News. “Devemos permanecer sem licença e exigência de seguro, com acesso às ciclovias.”

A BMW não informou se vai licenciar a Vision AMBY. Já o Dynamic Cargo e o Clever Commute ainda não tiveram seus preços divulgados.

Via eBikeTips

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.