Perseverance tira selfie no local de retirada de amostras em Marte

Rover da Nasa coletou núcleos rochosos do solo do planeta vermelho, em busca de sinais de vida antiga em cratera onde já existiu um lago
Por Rafael Arbulu, editado por André Lucena 23/09/2021 10h25, atualizada em 23/09/2021 11h04
Selfie tirada pelo Perseverance em Marte
Imagem: Nasa/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O veículo de exploração terrestre (rover) Perseverance, da Nasa, tirou algumas selfies na região onde fez a retirada de amostras do solo de Marte. As imagens foram compartilhadas pela agência espacial norte-americana a fim de marcar a ocasião histórica: o trabalho do rover é coletar amostras de núcleos rochosos em busca de sinais de vida antiga no planeta vermelho.

A pedra que acompanha o robô nas fotos foi apelidada de “Rochette”. Nas imagens, é possível ver os dois furos feitos pelo robô em direção ao seu centro. Dali saíram as amostras coletadas. A retirada ocorreu no último dia 2, com a Nasa confirmando o sucesso da extração no dia 6.

Leia também

O Perseverance foi originalmente lançado em 30 de julho de 2020, chegando em Marte em 18 de fevereiro de 2021. Depois de um tempo fazendo varreduras de sistema e assegurando a própria integridade, o robô iniciou a sua jornada – que envolve percorrer a maior parte da chamada “Cratera Jezero”, onde, há bilhões de anos, havia um imenso lago.

O objetivo da Nasa é justamente o de recolher amostras de solo de várias partes da cratera, em busca de sinais de vida antiga presentes no planeta vermelho. Para isso, o Perseverance vai percorrê-la (e, tomara, tirar mais selfies) até a sua região mais ao sul, onde a Nasa identificou o que parece ser um delta – nome dado ao ponto onde um rio deságua em um lago. Estima-se que ali estarão concentradas as maiores amostras de vida antiga da área – isso, se elas existirem.

As fotos que você vê aqui são resultado de uma composição: o rover fez várias imagens em sequência com a câmera montada ao final de seu braço robótico, para depois o seu próprio sistema fazer a “colagem”, resultando na foto completa. Elas foram originalmente tiradas em 10 de setembro de 2021.

Vale lembrar que, junto do Perseverance, a Nasa também está trabalhando com o mini helicóptero remoto Ingenuity, que sobrevoa a região da Cratera Jezero em observação por novas rotas de acesso para que o veículo possa explorar em terra. O Ingenuity está em vias de executar o seu 14º voo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.