A Porsche anunciou que a partir de 2024 o seu famoso esportivo 718 abandonará os motores à combustão para receber uma conversão para modelo elétrico. O veículo receberá uma série de mudanças estruturais baseadas no Porsche 911 — que, por sua vez, não tem previsões de mudança no combustível até, no mínimo, 2030.

Segundo fontes internas da montadora, o modelo 718 permanece comercializado nas versões cupê Cayman e conversível Boxter, com este último mantendo a cobertura em tecido ao invés do teto fixo. Aliás, ele também permanece com a mesma “frente elétrica” e faróis mais largos, do Porsche Taycan.

A montadora promete que o veículo seja o de painel mais moderno da série até hoje, já que é a preferência de seu público-alvo, constituído por homens a partir de 31 anos na China — país onde mais se vende Porsches. No momento, a fabricante está trabalhando na autonomia dos 718, apontando que até agora os modelos alcançam 250 milhas (pouco mais de 400 km) de rodagem em carga completa. O câmbio é automático de marcha única.

Especificidades do motor e de trem de força também não foram definidas, mas as versões de entrada devem ter as mesmas configurações dos 718 atuais. Para fins de comparação, o modelo 2020 possui motor 4.0 de seis cilindros, com 394 cv de potência e 418 nm de torque. A velocidade máxima é de 293 km/h, acelerando de 0 a 100 em 4,5 segundos.

publicidade

Nova estrutura da Porsche transforma 718 elétrico em AWD

imagem lateral do carro
Plataforma do Mission R será a mesma utilizada nos novos lançamentos da linha 718. (Imagem: Divulgação/Porsche)

Segundo alguns informantes, a conversão do Porsche 718 para modelo elétrico é acompanhada também de uma mudança de plataforma. Os modelos seguirão a prova de conceito apresentada no Salão de Munique deste ano, onde uma versão de corrida, o Mission R, estava em exibição.

Os novos Porsches devem vir baseados no Mission R, porém sem os aerofólios e o design agressivo para as pistas. A mesma estrutura possui peso leve, estimando em menos de 1,6 t. A plataforma permitirá que versões de entrada tenham motor traseiro, enquanto os modelos de maior desempenho terão motores frontais — o que transformará o 718 elétrico no primeiro veículo com tração em todas as rodas (AWD) da montadora.

A Porsche aguarda as regulamentações da Euro 7 sobre emissões de carbono para determinar o período de fabricação do 718 elétrico. O modelo deve chegar ao mercado em 2024, com o nome do ano seguinte, 2025.

Via CarAndDriver

Imagem: Divulgação/Porsche

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!