A Microsoft está lançando um novo painel de controle (dashboard) para os consoles Xbox que inclui uma versão atualizada do Edge, batizado de versão Chromium. Após seis meses de testes, o navegador está agora disponível para todos os modelos existentes, tanto para One quanto Series S e X, e os novos recursos permitem aos jogadores fazerem streaming de games do Google Stadia, acessar Discord na web e muito mais (confira no vídeo abaixo).

A “versão Xbox” do Edge parece quase idêntica à disponível para PC, Mac e smartphones, e inclui até recursos como guias verticais e Coleções. O navegador também sincroniza todas as configurações, favoritos, guias e histórico da web. Jogadores, no entanto, alegam nas redes sociais que realmente sentem falta de alguns únicos recursos, como as extensões, a capacidade de alternar para o modo de desenvolvedor ou mesmo de mudar (ao menos, de forma prática) para a tela inicial do console.

publicidade

O Edge também oferece suporte a mouse e teclado, para que você possa acessar online programas como Word, Excel ou até mesmo jogos do Google Stadia. Embora o Xbox ainda não tenha um aplicativo próprio para o Discord, o jogador pode acessar a versão web através do novo navegador.

De acordo com o The Verge, utilizar o Discord por meio do Xbox permite que “você entre em chamadas de voz e participe de bate-papos em canais de texto” normalmente, mas o suporte para microfone ainda não está disponível.

Leia mais:

“A versão mais recente do Microsoft Edge estará disponível em todos os consoles Xbox. Esta atualização trará a você o melhor da web, com padrões da web aprimorados e uma experiência de navegação rápida, segura e moderna diretamente do seu console”, diz o anúncio oficial de gigante da tecnologia. “Se um jogo abrir uma nova janela para dicas ou guias, envie essa guia para outro dispositivo conectado para que você possa continuar jogando no console sem problemas”.

De qualquer forma, o novo Edge é uma grande melhoria em relação ao que existia no Xbox antes, e o jogador pode até mesmo usá-lo para acessar jogos da Steam, por exemplo. A Nvidia, no entanto, ainda está estranhamente bloqueando o acesso ao serviço de streaming GeForce Now através do navegador para os consoles da Microsoft. Questionada, a empresa apenas disse que está “investigando o suporte para o futuro”.

O novo navegador Microsoft Edge para Xbox está disponível para todos os consoles no mundo todo a partir desta sexta-feira (24).

Fonte: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!