É um caso a se pensar: será que em 1976, quando compôs a música, Belchior imaginava que 45 anos depois ‘Como Nossos Pais’ ainda faria estreias? Infelizmente, não dá para saber a opinião do cantor e compositor sobralense, mas ainda dá para prestigiar a canção de jeitos novos. Na última sexta-feira (24), ‘Como Nossos Pais’, na interpretação da gaúcha Elis Regina, se tornou a primeira música brasileira a ser lançada em áudio espacial, o Dolby Atmos.

A Universal Music anunciou a novidade e acredita que a popularidade da artista, a Pimentinha, vai ajudar a disseminar o padrão sonoro imersivo em 3D, tido como o mais moderno do mundo. O formato sonoro é adjetivado como o mais completo e imersivo disponível no mercado atualmente.

publicidade

Leia mais:

“É muito simbólico porque a música é um retrato daquele tempo e, simultaneamente, tem valores atemporais. Como a essência da gravação foi concebida num teatro, partimos deste ponto para escolher os parâmetros sonoros da remixagem. O público vai sentir como se estivesse assistindo ao show, sentado num lugar privilegiado da plateia”, explicou o produtor musical João Marcello Bôscoli, filho mais velho de Elis Regina.

publicidade

A canção foi inicialmente lançada por Belchior no álbum ‘Alucinação’, em 1976. O cearense conheceu pessoalmente Elis Regina em São Paulo, enquanto morava de favor e assistiu a uma gravação da cantora. Ela, já sabia quem era ele, convidou o compositor, pois queria gravar músicas de novatos na cena. Ouviu o disco e escolheu duas. Além de ‘Como Nossos Pais’, a cantora quis ‘Velha Roupa Colorida’.

‘Como Nossos Pais’ integrou o disco ‘Falso Brilhante’, também de 1976. A música foi composta em meio à Ditadura Militar brasileira. Nela, Belchior retrata a desilusão daquela juventude reprimida. Mas, destaca ainda esperança e luta por mudanças. A melhoria no áudio atualiza a canção para novas linguagens.

publicidade

João Marcello Bôscoli trabalhou ao lado do engenheiro de som Ricardo Camera e do diretor técnico da Dolby Giovanni Asselta. A mixagem nova busca trazer novas flexões e reflexões. “Com o Atmos, pudemos ampliar o estéreo, imergir, trazer um frescor sem tirar a atenção do principal. Tivemos muito cuidado de não transformar a remixagem numa pirotecnia, para não ficar distante do que a Elis concebeu e aprovou”, emendou o produtor.

Falso Brilhante - Elis Regina
‘Falso Brilhante’, onde está a faixa ‘Como Nossos Pais’, foi lançado em 1976. Imagem: Reprodução

Por outro lado, ele decidiu manter a essência da música e dos músicos, equilibrando com cuidado os volumes da voz e dos instrumentos da matriz. “Foi fundamental manter as proporções sonoras intactas. E ainda aproveitamos para restaurar alguns artefatos sonoros que não pertenciam à gravação original, como pequenas distorções e chiados”, acrescentou Bôscoli.

publicidade

Futuramente, outras faixas de Elis Regina devem ser disponibilizadas em áudio espacial. “Queremos apresentar a obra da Elis para as pessoas conhecerem o formato, mas temos a preocupação de não fazer um lançamento completo num momento ainda de descoberta, para ela também acompanhar esta evolução. Por enquanto, é um abre-alas”, explica ele.

‘Como Nossos Pais’ pode ser ouvida em áudio espacial, ou Dolby Atmos, pelo Apple Music ou pelo Tidal. Abaixo estão os links dos serviços de streaming de música direto para a faixa:

APPLE MUSIC

TIDAL

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!